Notícias

Band, Cufa e FNA abraçam os estados; saiba como doar

Campanha arrecada doações para vítimas das chuvas que afetaram estados como BA, MG, GO, PI, MA, TO e SP; saiba como ajudar

Da redação

Band, FNA e Cufa abraçam os estados
Band, FNA e Cufa abraçam os estados
Arte/Band

A população baiana e de outros estados precisam de ajuda. O Grupo Bandeirantes, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) e a FNA (Frente Nacional Antirracista), lançou a campanha Band, Cufa e FNA abraçam os estados, para arrecadar doações para as pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia e em outros estados: Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Tocantins e Rio de Janeiro. 

Doação em dinheiro pode ser feita por meio de:

Veja como enviar alimentos não-perecíveis, produtos de higiene e roupas:  

Lojas da GOLLOG de todo o Brasil

Elas receberão roupas, roupas de cama e de banho, alimentos não-perecíveis e itens de higiene básica (os dois últimos, com embalagem reforçada para evitar vazamentos no transporte aéreo). 

Não é possível enviar doações de álcool em gel por questões de segurança de transporte aéreo. Também não serão aceitos materiais classificados como artigos perigosos (químicos, aerossóis, líquidos inflamáveis, etc.) e mercadorias sem embalagem de transporte.

É preciso indicar quem receberá a doação (Cufa em Salvador ou em Porto Seguro). A GOLLOG se reserva do direito de recusar o material doado a ser transportado, caso seja identificado algum item proibido e/ou em desacordo com a política operacional de aceitação da empresa, durante a inspeção de conteúdo e embalagem.

- As doações deverão ser entregues embaladas prontas para o transporte
- Embalar com caixas de papelão ou sacos plásticos resistentes reforçados com fita adesiva
- Peso Limite de 40kg por pacote
- Pacotes não podem exceder 80 x 80 x 80 cm

As unidades da GOLLOG poderão a qualquer momento paralisar temporariamente o recebimento de doações por questões físicas e ou operacionais de suas bases. 

Sedes da CUFA (Central Única das Favelas)

SÃO PAULO
Paraisópolis:  Rua Major José Marioto Ferreira 12 - Vila Andrade. São Paulo/SP. CEP: 05662-020
Heliópolis: Rua Coronel Silva Castro 151 - Heliopolis- São Paulo - SP. Cep: 04231-015
Parque Santo Antônio: Rua Antônio Amaral Ferreira, 74. Pq Santo Antônio - São Paulo - SP - CEP: 05851-140

RIO DE JANEIRO
Viaduto Madureira: Rua Francisco Batista, 01 - Madureira - Rio de Janeiro/RJ CEP: 21.351-000
Complexo da Penha Rio de Janeiro: Rua Ardiria 119, vila Cruzeiro - Konteiner - Cep 21071-030

Escola Municipal de Porto Seguro (com a CUFA Bahia)

Rua Itagiba, S/N – Centro – Porto Seguro - BA – 
CEP 45810-000 (ponto de referência - em frente aos Correios)

Na Escola Municipal de Porto Seguro, a Cufa receberá doações já prontas ou produtos que precisam ser consumidos rapidamente à população, como alimentos perecíveis ou produtos com vencimento próximo.

Centros de distribuição LUFT

Os centros de distribuição LUFT também receberão doações (grandes e pequenas). No caso de grandes quantidades, que demandam espaço de armazenamento, é possível enviar para o Centro de Distribuição na cidade de Simões Filho, na Bahia (A/C Cufa Salvador; Condomínio Logístico BIGLOG, BR-324, 1796 - Simões Filho - BA, CEP 43700-000.

A LUFT disponibiliza ainda outros três locais em RJ, MG e SP para doações menores:

LUFT – Rio de Janeiro
Condomínio SYSLOG GALEÃO
Parque Duque, Duque de Caxias - RJ
CEP: 25085-009

LUFT - Betim, Minas Gerais
Condomínio PARQUE TORINO
BR-381, S/n, km 483 - Pista Norte - Dist. Ind - Dom I. Jardim Piemonte/Sul - Betim - MG
CEP: 32669-895

LUFT - Cajamar, SP
Condomínio DCC CAJAMAR
Rodovia Anhanguera, km 31,7, bloco 300, galpão 21 e 22 - Cajamar - SP
CEP: 07753-580

Qualquer pessoa pode enviar doações por meio dos Correios para estes pontos de coleta. No caso de pessoas físicas, será necessária uma Declaração de Conteúdo que acompanhará as mercadorias durante as transferências. Ela está disponível no site dos correios (clique para download), deve ser impressa, preenchida e entregue durante o envio.

Empresas que enviarem doações precisam emitir as notas fiscais de doação para a CUFA de Salvador, destacando os impostos das mercadoras doadas.

Dados CUFA para Emissão das NF´s:
A/C CUFA SALVADOR
Razão Social: Grupo Renascer
CNPJ: 07.837.929/0001-19
Endereço: Rua Maria Pinho, 67 - Praça 11 de maio - Alto Das Pombas Salvador – BA – CEP 40226-565

Com divulgação feita pela Band, a campanha terá recursos arrecadados e distribuídos pela Cufa. As doações financeiras serão revertidas em alimentos, itens de higiene e outros produtos necessários para as vítimas.

 

Entenda a campanha da Band, CUFA e FNA pela Bahia e outros estados

“O momento pede a solidariedade de todos. Milhares de pessoas estão sem absolutamente nada, perderam casas e mantimentos. É hora de se juntar! Grupos como a Band, a CUFA e a Frente Nacional Antirracista precisam unir forças pelo Brasil inteiro para ajudar quem está precisando. Assim como realizamos uma grande campanha contra a fome, não poderíamos deixar de colaborar”, afirma Rodolfo Schneider, diretor executivo de Jornalismo e Esportes do Grupo.

Para Preto Zezé, presidente nacional da instituição, a situação é urgente e merece atenção. De acordo com ele, muitas pessoas atingidas estavam tentando reestruturar a vida após o pico da pandemia. 

“Grande parte das moradias e estradas estão em colapso total. Teve inundação, cidades que ficaram debaixo da água. Isso impõe dificuldades até pra mandar alguma ajuda. As doações não chegam por cima [via meios aéreos] por causa da chuva, pelo chão as estrada não existem, tem que ir via água. Estamos com o desafio de montar uma logística adaptada para uma tragédia desse tamanho”, explica. 

O problema também alerta para o olhar das autoridades. “Estamos em uma campanha emergencial, de solidariedade, mas é importante discutir uma agenda pública de direito a cidade. A gente não pode mais conviver ignorando as mudanças climáticas e questões do meio ambiente. Parece que a culpa é das chuvas, mas falta planejamento de cidade que dê direito a uma cidade segura e sustentável para todos”, alerta Preto Zezé. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais