Notícias

Entenda o que é fixação da pelve, procedimento pelo qual Kayky Brito passou

Em estado grave, o ator permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da UTI

Da Redação

Kayky Brito
Kayky Brito
Reprodução

O ator Kayky Brito, atropelado na madrugada de sábado (2) na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, passou por uma cirurgia para fixação de fratura da pelve e do braço direito, com sucesso, segundo boletim médico divulgado nesta semana.

Kayky Brito permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Copa D’Or. O estado de saúde do ator continua grave. 

Tamara Dalcanale, esposa do paciente, aproveitou para agradecer o apoio de fãs e familiares: "Hoje é mais um dia de superação! Kayky passou bem pela cirurgia que realizou hoje de manhã. Um dia de cada vez, unidos pela fé e esperança de que ele ficará bem. Agradeço a todos pelas mensagens e orações, sem dúvida toda essa energia positiva está sendo importante para sua recuperação".

O que é fixação da pelve? 

A estabilização externa da pelve aparece como medida fundamental no tratamento de pacientes com fraturas pélvicas. Nos seres humanos a pelve (ou popularmente chamada de bacia) é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. 

Para estabilizar a região, é usado um fixador externo em situações mais graves ou interno em casos mais leves. Ou seja, na urgência de uma pessoa com pelo menos duas áreas diferentes do corpo lesionadas gravemente ao mesmo tempo, em um quadro considerado grave, geralmente o fixador externo é usado primeiro. Pode ser aplicado em fraturas expostas ou não. 

Como a fixação da pelve ajuda? 

A fixação da pelve é um recurso para evitar riscos maiores de uma cirurgia aberta para alguém que já está em estado grave. Permite que outros tratamentos sejam realizados, como fisioterapia, e, além disso, permite que a pessoa mantenha certa mobilidade, de estender e dobrar o membro.

A ideia, em um primeiro momento, é reparar a fratura o mais rápido possível para que o osso se consolide sem desvios — o que pode acontecer em cerca de oito semanas, dependendo do estado nutricional do paciente. 

O diagnóstico é feito por radiografia ou, se necessário, ressonância nuclear magnética (RM). 

Qual o tempo para recuperação?

A recuperação depende do estado do paciente e do tipo de fratura de pelve. A reabilitação com fisioterapia é de extrema importância para o desenvolvimento de mobilidade e da força muscular. Geralmente o paciente pode retornar as suas atividades após o período de seis meses a um ano após a lesão — no entanto, não se sabe se esse é o tempo que Kayky precisará para se recuperar. 

Entenda o caso de Kayky Brito

O artista de 34 anos foi atropelado na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, na madrugada de sábado (2). Ele foi atingido por um carro quando atravessava a Avenida Lúcio Costa, na orla da cidade.

A princípio, Kayky foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul do Rio. Logo depois, foi transferido para o Hospital Copa D'or. Segundo a equipe médica, o ator foi diagnosticado com politrauma corporal, traumatismo craniano e fratura no braço direito. 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro aguarda o resultado da perícia e também busca imagens de câmeras de segurança para investigar o caso. As informações indicam que o ator foi atropelado por um motorista de Uber, que levava uma passageira. 

O artista teria atravessado a avenida para buscar algo no carro e, ao voltar, acabou atingido. O motorista tentou desviar, mas não houve tempo. Ele passou pelo teste do bafômetro, que deu negativo, e prestou socorro no local.  

Nas redes sociais, a irmã do ator, Sthefany Brito, pediu que os fãs continuem orando para que o ator se recupere.

Redução de velocidade na orla do Rio 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), afirmou nesta segunda-feira (4) que determinou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CETRIO) apresente uma mudança no limite de velocidade na orla. A decisão do chefe do Executivo foi tomada após o atropelamento do ator Kayky Brito, na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

“O atropelamento do ator Kayky Brito mostra bem que a velocidade permitida em muitas vias da cidade é excessiva. Imaginar que nossa Orla - um lugar de contemplação, lazer e paz - tem velocidade máxima de 70km, é um absurdo.  Independentemente de responsabilidades no caso em questão, não é admissível manter isso”, publicou Eduardo Paes na plataforma X, antigo Twitter. 

“Já determinei que a CETRIO me apresente ainda essa semana uma mudança no limite da orla do Rio. E vamos avançar com essas mudanças em outras vias da cidade!”, completou o político. 

Tópicos relacionados