Notícias

Ministro diz que ainda vai discutir “amplamente” sobre vacinação de crianças

Marcelo Queiroga indicou que não tem pressa para imunizar as crianças

Da Redação, com Band Notícias

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacinação para crianças de 5 a 12 anos. Mas o Ministério da Saúde indicou que não tem pressa para que isso aconteça. O Ministro Marcelo Queiroga disse que, antes, precisa discutir amplamente sobre o tema.

“Discutir amplamente é com a comunidade científica, com a sociedade civil organizada, com o Conselho Nacional do Ministério Público Federal, com integrantes do Conselho Nacional de Justiça… uma discussao ampla”, afirmou Queiroga.

Para que a vacinação de crianças aconteça, o Ministério da Saúde precisa negociar a compra das vacinas da Pfizer para crianças e criar uma nova logística. Existem diferenças daquela dose que está sendo usada no país atualmente. 

A dosagem é menor e o frasco terá a cor laranja, para ajudar na identificação pelas equipes do sistema de saúde. Além disso, crianças devem ser vacinadas em salas diferentes das dos adultos.

O intervalo entre as doses deve ser de 21 dias - e os pequenos que completarem 12 anos entre uma aplicação e outra devem receber a segunda dose pediátrica.

A Anvisa também deve avaliar nos próximos dias o uso da Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. O pedido do Instituto Butantan foi recebido nesta quarta, e a agência tem 30 dias para se pronunciar.

Tópicos relacionados