Boa Tarde, São Paulo

App de entrega cria ferramenta para auxiliar polícia contra falsos entregadores

Agora, a polícia conseguirá checar se o motociclista abordado trabalha ou não para o maior aplicativo de entrega do país

Da redação

Falsos entregadores estão na mira da polícia
Falsos entregadores estão na mira da polícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma ferramenta criada pela maior empresa de entrega por aplicativo do Brasil ajudará a polícia a identificar falsos entregadores em São Paulo. Isso porque os casos de bandidos disfarçados aumentaram. Assaltos e mortos ganharam destaques nos últimos meses.

Uma dessas tragédias foi o assassinato do adolescente Luiz Henrique, de 17 anos, morto durante uma tentativa de assalto, ocasião em que foi abordado por dois bandidos com mochila de entregador que queriam roubar o celular dele.

A polícia fechou o cerco com blitz para parar todos os motociclistas. A abordagem, porém, causou insatisfação e revolta entre os entregadores.

Na tentativa de auxiliar a captura de bandidos, uma plataforma de entrega apostou na tecnologia. Agora, a polícia conseguirá checar se a pessoa abordada trabalha ou não para o aplicativo em questão.

O sistema já foi adotado em São Paulo e deve entrar em operação no Rio de Janeiro nos próximos dias. A Band mostra o funcionamento da ferramenta:

  • o policial digita o nome do motociclista;
  • consulta se o entregador trabalha naquele momento;
  • consulta se o entregador está com o cadastro ativo; ou
  • se trabalhou nos últimos sete dias.

“Em eventual dúvida, entre em contato com a administradora desse serviço para se checar, realmente, se aquele pedido está no controle, sistema. Sempre exija a segunda via da impressão da maquininha para checar, realmente, se aquele valor digitado é o contratado”, explicou o coronel Marcel Soffner.

Tópicos relacionados