Boa Tarde, São Paulo

Oito trotes são registrados por hora no SAMU da capital paulista

O número de trotes voltou a crescer em 2022; Prática é crime

Por Pedro Pannunzio

Toda vez que a alguém liga no telefone 192 do SAMU a chamada cai em um centro de atendimento. Nele é feita uma filtragem e depois a ligação é encaminhada para outro setor, onde há também médicos e enfermeiros. Por dia, o SAMU recebe cerca de 4 mil chamadas. Desse total, quase 200 são trotes.

O problema é que alguns trotes às vezes não são identificados imediatamente pela central por simularem uma situação real. E o atendimento a quem precisa de verdade é prejudicado.

Em 2018, por exemplo, a média de trotes diários era de 229. O número caiu para 103 em 2020. E voltou a subir neste ano, chegando a uma média de 198 trotes por dia. 

E a maioria das ligações falsas é feita por adultos. Segundo dados do SAMU, a média mensal de trotes é 5.981 ligações, sendo 75% delas feitos por adultos e 25% por crianças.

Essa situação piora um problema que o Boa tarde, São Paulo já mostrou. Muitos pacientes acabam ficando sem atendimento por causa da alta demanda de chamados. O SAMU nega que haja falta de equipamentos e de pessoal.

Tópicos relacionados