Boa Tarde, São Paulo

Trabalhadores da Toyota protestam contra fechamento de montadora no ABC

Com mais de 60 anos, a unidade de São Bernardo do Campo deve encerrar atividades até o fim de 2023

Da Redação, com Boa Tarde, São Paulo

Trabalhadores protestaram nesta quarta-feira (6) contra fechamento de fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A instalação, que tem mais de 60 anos, deve fechar a linha de produção de peças até o fim de 2023.

Segundo a Toyota, a unidade do ABC tem 550 funcionários e todos terão a opção de continuar trabalhando nas demais unidades da montadora. 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC diz que são 580 trabalhadores e cobra garantia de direitos com o fechamento da unidade de São Bernardo. 

Em comunicado, a montadora diz que a operação industrial do ABC será transferida para as unidades de Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, todas cidades paulistas onde ela já atua. De acordo com o sindicato, a transferência dos trabalhadores pode ser inviável. 

A transferência, diz a Toyota, será gradual, deverá durar um ano e terá início em dezembro de 2022. 

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que foi pego de surpresa com o comunicado e considerou irresponsável a decisão da empresa, diz que a possibilidade de encerramento da unidade nunca foi tratada pela montadora que, segundo o sindicato, vinha assegurando que os investimentos da empresa no Brasil garantiam a permanência da fábrica por pelo menos três anos. 

"O sindicato está aberto para buscar alterativas para a permanência da Toyota em São Bernardo", disse a direção da entidade.

Tópicos relacionados