Notícias

Após decisão do STJ, quais são os próximos passos no caso Robinho

O processo será remetido para uma Vara Federal Criminal de Santos, que fará a expedição de mandado de prisão

Da redação

Robinho foi condenado na Itália em 2017 pelo crime que aconteceu em 2013
Robinho foi condenado na Itália em 2017 pelo crime que aconteceu em 2013
Bruno Cantini/Atlético MG

Por 9 votos a 2, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu validar a sentença da Itália e fazer o ex-jogador Robinho cumprir pena no Brasil pelo crime de estupro coletivo. A Corte também votou e definiu que o ex-atleta deve cumprir imediatamente a pena em regime fechado.

Após a decisão, o processo será remetido a uma Vara Federal Criminal de Santos, que fará a expedição de mandado de prisão. Ele deve ser expedido em até 48h. Os advogados vão tentar que Robinho responda em liberdade enquanto recorre da decisão do STJ.

Segundo o advogado de Robinho, José Eduardo Rangel de Alckmin, o ex-jogador está à disposição da Justiça. Ele afirmou que, se um oficial chegar para prendê-lo, ele vai acompanhar e não vai se opor à Justiça.

O processo cabe recurso do no STF (Superior Tribunal Federal). Robinho foi condenado na Itália em 2017 pelo crime que aconteceu em 2013, na boate Sio Cafe, em Milão, e a vítima era uma jovem albanesa. Outros cinco brasileiros foram denunciados por participação no caso, mas apenas Robinho e Ricardo Falco foram levados a julgamento na Itália.

Em 2022, a corte italiana julgou a última instância e chegou ao veredito final da condenação de Robinho por nove anos. Por ser cidadão brasileiro, o jogador não foi extraditado.

Voto do relator

“Entendo que não há óbice constitucional ou legal para a homologação da transferência da homologação da pena solicitada pela Justiça da Itália”, afirmou Falcão, primeiro dos 15 ministros do STJ que podem votar no caso", disse o ministro.

Tópicos relacionados