Notícias

Chuva deixa São Paulo em estado de atenção nesta segunda-feira (26)

Previsão para os próximos dias e de tempo instável e chuvoso na capital paulista

Da redação

Chuva deixa São Paulo em estado de atenção
Chuva deixa São Paulo em estado de atenção
Rovena Rosa/Agência Brasil

São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na manhã desta segunda-feira (26) por causa da chuva que atinge a cidade. Uma grande área de instabilidade vinda da região de Sorocaba provoca chuvas na forma de pancadas sobre o oeste da Grande São Paulo. De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, a intensidade varia entre fraca e moderada. Estas precipitações devem se deslocar para a Capital paulista e se espalhar por todas as regiões da cidade nas próximas horas. 

A semana começou com temperatura de 14,2°C durante a madrugada, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). 

As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas chegaram aos 13,3°C na região da Vila Mariana, localizada na Zona Sul. De acordo com os dados do CGE, setembro acumulou até o momento 43mm, o que representa aproximadamente 65,3% dos 65,8mm esperados para o mês.

No decorrer do dia o tempo segue instável e a propagação de áreas de instabilidade causa chuvas, que devem variar de fraca a moderada intensidade. Estas condições impedem a elevação significativa das temperaturas e as máximas não devem superar os 20°C, com índices de umidade acima dos 70%. A continuidade das chuvas no período da tarde e noite eleva o potencial para formação de alagamentos na Grande São Paulo.

Próximos dias

O tempo segue instável e chuvoso nos próximos dias, o que deve elevar o potencial para formação de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

A terça-feira (27) segue com tempo fechado e chuvoso. Os termômetros variam entre mínimas de 15°C e máximas que podem chegar aos 23°C. As instabilidades ganham força no período da tarde e causam chuvas mais generalizadas, que podem vir acompanhadas de trovoadas e algumas rajadas de vento. 

Na quarta-feira (28) persistem as condições de muita nebulosidade e chuvas ao longo do dia, o que impede a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 14°C, enquanto as máximas não devem superar os 18°C.

Tópicos relacionados