Bora Brasil

Consumo e desperdício de água aumentou na cidade de São Paulo, diz pesquisa

Gasto médio, por habitante, é de 167 litros por dia, enquanto no resto do estado é de 156 litros. Porém, algumas regiões da cidade sentem mais com falta de água

Por Cesar Cavalcante

Nova pesquisa revelou que a cidade de Sa~o Paulo aumentou o consumo e o desperdi´cio de a´gua. Enquanto isso, algumas regio~es da capital paulista sentem com a falta dela. 

Dados do Índice de Gestão Municipal Áquila, usado no prêmio Band Cidades Excelentes, que avalia o desempenho dos municípios brasileiros, revelam que a cidade de São Paulo aumentou o consumo de água, e também o desperdício. O gasto médio, por habitante, é de 167 litros por dia, enquanto no resto do estado é de 156 litros. 

“Regiões mais elevadas, que também é uma das características de periferias de estarem mais altas. Sem contar que quando falta água ou quando a concessionária tem conhecimento que tem áreas com mais vazamentos, na madrugada reduz a pressão para diminuir o vazamento e acaba desfavorecendo pessoas que já têm problemas com abastecimentos”, afirmou Valdirlei de Luca, especialista em eficiência hídrica.

Já as perdas na distribuição chegam a 30%, também mais do que no resto do estado. Ou seja, a cada 100 litros de água, 30 ficam pelo caminho. Fora o desperdício dentro de casa. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte

Países desenvolvidos chegam a usar tecnologias que reduzem ainda mais o consumo. É o caso da Suécia, que quebra a partícula da água, lançada como spray.

Banner Whatsapp

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais