Notícias

Macron publica meme com Lula e diz que visita ao Brasil 'foi um casamento'

Presidente francês passou três dias no Brasil e exaltou o acolhimento dos brasileiros e elogiou a maneira como Lula restaurou o ‘equilíbrio institucional’

Da Redação

Meme de Lula com Emmanuel Macron
Meme de Lula com Emmanuel Macron
Reprodução/Redes Sociais

O presidente da França, Emmanuel Macron, encerrou nesta quinta-feira (28) a primeira viagem oficial ao Brasil e publicou um dos memes que viralizaram durante sua passagem pelo país ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Desde a última terça-feira, quando chegou ao Brasil, internautas fizeram memes com as fotos do francês com o líder brasileiro na Amazônia, afirmando que os registros eram semelhantes a ensaios de casamento. 

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França”, declarou o presidente francês. Emmanuel Macron agradeceu Lula e a primeira-dama Janja, e todos os brasileiros que conheceu no país pelo acolhimento. 

Macron também fez um balanço de sua visita ao Brasil. Durante três dias, ele visitou Belém, onde citou a “Amazônia compartilhada” entre os dois países e a determinação comum de “lutar pela floresta e pelas pessoas”. Ele também mencionou o lançamento do submarino Tonelero, em Itaguaí–RJ, e “as discussões extremamente proveitosas” nas áreas de economia, cultura e intelectual em São Paulo. 

“Estabelecemos uma meta importante para abril de 2025: retomar as temporadas interculturais entre o Brasil e a França. Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis. Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para oito mil até 2026, atualmente são cinco mil, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa”, escreveu Macron. 

Para o presidente da França, a maneira como Lula restaurou o equilíbrio institucional “significaram muito”. “Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso”, pontuou. 

“Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capítulo na nossa relação! Viva a amizade entre o Brasil e a França”, finalizou Emmanuel Macron.

Tópicos relacionados