Notícias

Polícia investiga sumiço de 26 armas da Guarda Municipal de Cajamar, em SP

Segundo o boletim de ocorrência, são 19 pistolas e sete revolveres. A prefeitura informou que abriu uma sindicância e afastou os guardas responsáveis pela vigilância das armas

Por Cesar Cavalcante

A Polícia Civil de São Paulo investiga o desaparecimento de 26 armas de fogo de uma base da Guarda Municipal de Cajamar, na Região Metropolitana da capital. O caso foi registrado na terça-feira (9), porém o desaparecimento teria ocorrido anteriormente. 

Segundo o boletim de ocorrência, são 19 pistolas e sete revolveres. Essas armas ficavam em um espaço com uma porta de metal, com fechadura simples, grade de metal com cadeado e porta de madeira com fechadura. O depósito não é monitorado por câmera de segurança. 

Todas as armas estão aptas para uso, com brasão da corporação, e estavam aguardando pela manutenção, limpeza e estocagem até o próximo curso de formação dos guardas municipais. 

Um guarda municipal, identificado como GCM Adnilson, informou que, entre os dias 19 e 21 do mês passado, houve uma verificação da quantidade de armas no local. Porém, no dia 22, o agente percebeu que a caixa de revólveres estava diferente do habitual. Após uma breve contagem, sete revólveres estavam faltando.

O GCM Adnilson, porém, não comunicou seu supervisor a fim de não causar alarde. Após o término da contagem, no dia 23, foram contabilizadas 19 pistolas perdidas. No local onde se guardam as armas, foi constatado que no dia 26 a fechadura estava danificada. O Inspetor Ladeira, que informou o ocorrido, também falou na delegacia que nos dias 27 e 28 o cadeado voltou a apresentar problemas. Questionado, diz que a armaria da corporação não é monitorada por câmeras de segurança no momento.

Após todas as ocorrências, o GCM Adnilson determinou imediatamente a conferência de todo armamento da armaria, foram colocadas no chão e realizada contagem, onde notaram a falta de algumas armas. No total, 26 armas estavam ausentes.

Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça.

A prefeitura de Cajamar abriu uma sindicância e afastou os guardas responsáveis pela vigilância dessas armas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o caso foi registrado como perda/extravio pela Delegacia de Cajamar. 

“Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias dos fatos, bem como para recuperar o armamento”, informou a SSP em nota enviada à Band. 

Leia a nota da prefeitura de Cajamar 

Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Prefeitura Municipal de Cajamar tomou medidas firmes em relação ao desaparecimento de armas na sede do Posto da Guarda Municipal do município, afastando imediatamente os agentes envolvidos na guarda e vigilância das armas.

Uma sindicância está em andamento desde o início do caso, conduzida pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal e pela Secretaria Municipal de Justiça, para investigar todos os eventos relacionados ao incidente. 

Todas as investigações pertinentes estão sendo conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil, após o registro do boletim realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, ética e legalidade em todas as suas ações, cooperando integralmente com as autoridades competentes para esclarecer os fatos.

Tópicos relacionados