Notícias

Programa "Melhor em casa" leva médicos até os pacientes em SP

As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas

Por Pedro Pannunzio

A irmã da Joana faz tratamento para transtornos psiquiátricos e insuficiência cardíaca. Isso faz com a Leonilda precise de atendimentos médicos semanais, além da necessidade de cilindros de oxigênio para auxiliar na respiração. 

Ela passou a fazer parte do programa "melhor em casa", que atende pacientes da cidade de São Paulo em suas próprias casas. Toda a semana, elas recebem a visita de uma equipe médica. 

Ao todo são 61 equipes na cidade de São Paulo. Cada uma com capacidade para atender 70 pacientes. Hoje mais de 4 mil pessoas recebem o tratamento em casa. A prefeitura diz que é possível atender mais pessoas.

“O ‘melhor em casa’ trabalha na transição do cuidado do paciente. Tirando ele do hospital para receber o atendimento em casa e se houver melhora a gente pode dar alta pra equipe. São equipes formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas”, disse Karina Dib, coordenadora do programa.

Em geral, a solicitação para o atendimento em casa é feita diretamente pelos hospitais do SUS, mas qualquer morador da cidade de São Paulo fazer o pedido no site da Prefeitura, mesmo sem ter recebido atendimento nos hospitais da cidade. 

O programa é parcialmente custeado pelo governo federal e também é oferecido em outras cidades do país.

Tópicos relacionados