Pelo menos nove pessoas morreram, sendo oito adultos e uma criança, após a estrutura de um palco desabar durante um evento de campanha eleitoral do partido Movimento dos Cidadãos no estado de Nuevo León, no norte do México, na noite desta quarta-feira (22).
O governador de Nuevo León, Samuel Garcia, afirmou que pelo menos 63 pessoas ficaram feridas e estão sendo tratadas em hospitais e clínicas da região. O vídeo do acidente (veja acima) mostra a estrutura caindo no meio da multidão.
Segundo o candidato à presidência do México, Jorge Álvarez Máynez, o desabamento da estrutura foi causado por uma rajada de vento. Ele declarou que está bem e em contato com as autoridades para acompanhar o caso. “A única coisa importante nesse momento é cuidar das vítimas do acidente”, declarou.
A coordenadora de campanha de Alvarez Maynez, Laura Ballesteros, foi hospitalizada com um pé quebrado, segundo o partido, e a candidata a prefeita de San Pedro Garza Garcia, Lorenia Canavati, escreveu nas redes sociais que estava coordenando com as autoridades o apoio aos afetados e suas famílias.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o acidente. “Abraço a familiares, amigos das vítimas e apoiadores daquela organização. Estamos atentos”, escreveu o líder mexicano na plataforma X, antigo Twitter.