Notícias

SP tem hospital referência em queimaduras; conheça a história do menino Miguel

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, 70% dos acidentes com fogo acontecem em casa, sendo 90% deles com vítimas crianças

Por Joana Treptow

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, 70% dos acidentes com fogo acontecem em casa, sendo 90% deles com vítimas crianças. O Bora Brasil foi a um centro de tratamento de queimaduras do Hospital São Mateus, em São Paulo, referência no assunto. 

Há mais de um mês no hospital, o pequeno Miguel, de três anos, continua em um processo difícil de cura das queimaduras. O acidente foi grave, foi em um piscar de olho e ele puxou a panela de óleo quente. 

“Minha esposa estava fazendo bolinho de chuva em casa e ele brincando pela sala acabou subindo na cadeira, e a cadeira tombou no fogão e a panela com óleo quente caiu em cima dele. Desespero”, disse Octavio Turini, pai de Miguel. 

O Hospital Geral de São Mateus é referência no tratamento de queimados. No local, tem a maior Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o setor da América do Sul. “A gente precisa estar sempre paramentado no setor para evitar infecção, que a queimadura atinge a pele e tira a barreira de proteção”, declarou o médico coordenador do Centro de Queimados do hospital, Ariosvaldo Diniz. 

Na unidade de saúde são 30 leitos, sendo dez infantis, dez adultos e dez de enfermagem. O tratamento é muito delicado e normalmente os pacientes ficam mais de um mês internados. 

Uma etapa muito importante no tratamento é a chamada “ressocialização”. Por exemplo, no hospital tem uma brinquedoteca para que as crianças em tratamento se sintam um pouco melhor. O Miguel vai lá todos os dias. 

“Não deixar a criança entrar naquele setor, os cabos das panelas sempre voltados para a parede e não ficar voltado para o lado que se cozinha. A criança é baixinha, imagina ela olhar para cima, com um cheiro gostoso, vai colocar a mão”, pontuou o coordenador da Unidade Infantil de Queimados, Eric Feijão. 

Tópicos relacionados