Um novo lote de vacinas dos laboratórios Pfizer/BioNtech contra o coronavírus chegará ao Brasil nesta quarta-feira (5). Segundo a farmacêutica, 628.890 doses do imunizante desembarcam por volta das 20h (de Brasília) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo.
O Brasil comprou 100 milhões de doses do imunizante. A previsão é que pelo menos 12 milhões de doses sejam entregues até junho e todo o montante até o fim de setembro. Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o governo negocia com a farmacêutica um novo contrato com mais 100 milhões de doses.
A aprovação do uso da vacina da Pfizer pela Anvisa ocorreu em fevereiro, e o imunizante já tem o registro definitivo. Ela tem eficácia global comprovada de 95%, segundo testes, e pode ser utilizada por pessoas acima de 16 anos.
Os imunizantes precisam ser armazenados em temperaturas entre -15ºC e -25ºC por um prazo máximo de 14 dias. Cada pessoa precisa receber duas doses deste imunizante para que o processo de imunização seja concluído.