O governo federal colocou fim às restrições para entrada no País de viajantes vindos do Reino Unido, Irlanda do Norte, África do Sul e Índia. Além disso, a mesma portaria publicada na noite desta terça-feira (5) reduz as restrições excepcionais e temporárias de entrada no Brasil durante a pandemia.
Entre as principais mudanças, está a possibilidade de o passageiro, com origem ou passagem por qualquer país, de apresentar à companhia aérea responsável pelo voo com destino ao Brasil, apenas um teste de antígeno negativo ou indetectável para Covid-19, com laudo, realizado até 24 horas antes do embarque.
Essa mudança, na prática, exclui restrições específicas para a entrada no Brasil de passageiros de voos com origem ou passagem por Reino Unido e Irlanda do Norte, África do Sul e Índia.
De acordo com o texto, as restrições excepcionais e temporárias de entrada no País durante a pandemia são atualizadas de acordo com a evolução do cenário epidemiológico, e obedecem às análises técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde.