O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou para esta quarta-feira (27) a publicação no Diário Oficial do Município do decreto que acaba com a obrigatoriedade do uso das máscaras na cidade em locais abertos e sem aglomeração.
Em uma live nas redes sociais, Paes também comunicou a liberação de eventos em ambientes com pista de dança e boates, limitada a 50% da capacidade, com a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação para ter acesso aos locais.
Para os demais ambientes fechados, está liberada a lotação máxima, com o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel. A obrigatoriedade da apresentação de comprovantes de vacinação também está mantida.
O anúncio da flexibilização do uso de máscara facial em locais abertos foi feito no dia em que o município do Rio alcançou o percentual de 65% da população imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
A cidade será a primeira do Brasil a tomar tal decisão. No dia 4 de novembro, Brasília irá adotar a mesma medida. Por enquanto, apenas as duas cidades, entre as capitais, têm decisões tomadas a respeito.
Nesta terça-feira (26), a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) aprovou um projeto que flexibiliza o uso de máscaras em todo o estado. O texto segue para sanção do governador Cláudio Castro.
A máscara de proteção facial vem sendo usada em todo o Brasil como medida de combate à pandemia de Covid-19. Nas últimas 24 horas, o país registrou 442 mortes causadas pela doença, de acordo com boletim divulgado pelo Conass.