Notícias

Cármen Lúcia será transferida para 1ª Turma do STF

A ministra irá ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello. André Mendonça deve ocupar vaga na 2ª Turma, que investiga Lava Jato e "rachadinhas"

Da Redação, com BandNews FM 02/08/2021 • 21:19 - Atualizado em 02/08/2021 • 22:35
A ministra Cármen Lúcia irá ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal
A ministra Cármen Lúcia irá ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal
Nelson Jr./SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia irá ocupar a vaga de Marco Aurélio Mello na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.  A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (2) pelo presidente da Corte, Luiz Fux. 

A troca ocorreu após pedido da própria ministra.

Atualmente, integram a Primeira Turma a ministra Rosa Weber e os ministros Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

A Segunda Turma é responsável por julgar partes das ações e recursos ligados à Operação Lava Jato e a mudança de foro do senador Flávio Bolsonaro (Patrioira-RJ) no inquérito que investiga o caso das “rachadinhas”, onde é acusado de receber partes dos salários de integrantes de seu gabinete na Assembleia Lgeislativa do Rio.

Com a decisão de Cármen Lúcia, o advogado-geral da União, André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o lugar vago após aposentadoria de Marco Aurélio Mello, deverá ocupar uma vaga no colegiado caso o nome dele seja aprovado no STF após sabatina no Senado Federal. 

  • cármen lúcia
  • stf
  • primeira turma
  • segunda turna