Notícias

Chamou atenção, diz autor de foto que registrou fenda em paredão de rocha de MG

Flávio Freitas fotografou em 2012 o rochedo que despencou dez anos depois no Lago de Furnas

Da redação, com BandNews TV 09/01/2022 • 17:58 - Atualizado em 11/01/2022 • 13:03

Em 2012, ao visitar o Lago de Furnas, em Capitólio (MG), o médico Flávio Freitas se impressionou com uma fenda em um paredão de rochas. “Essa pedra vai cair”, escreveu ele ao postar nas redes sociais a foto da rachadura.

Neste sábado (8), quase uma década após a fotografia, o paredão cedeu e atingiu lanchas com turistas que passeavam pelo local. Até o fim da tarde deste domingo (9), as equipes de buscas localizaram dez mortos.

Para o autor da foto, o cenário em Minas Gerais já era preocupante há dez anos. “Se você observar a foto, você vai ver que realmente essa fenda é vertical, pegando toda a extensão do o paredão. O espaçamento dessa fenda é um espaçamento largo”, disse Flávio.

Foto: Flávio Freitas/Redes sociais

“Visualmente, não precisa ser muito técnico para você saber que provavelmente tinha uma chance de estar caindo. Demorou dez anos, mas caiu, infelizmente”, acrescentou.

Mesmo leigo no assunto, o médico se impressionou com a situação do paredão à beira do lago.

“Na época que eu postei, eu achei que era grande a fenda, mas como eu sou médico, não entendo nada dessa parte de geologia, me chamou atenção só - tanto é que eu fiz o comentário”, explicou.

  • Lago de Furnas
  • Capitólio
  • MG