Notícias

Governo Federal transferiu R$ 20 mi para municípios da Bahia, diz ministro

O ministro João Roma fala sobre trabalho em conjunto com o estado para auxiliar municípios atingidos pelas chuvas

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

O ministro João Roma está em Ilhéus (BA)  Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Cidadania João Roma afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira (27) que o Governo Federal já destinou R$ 20 milhões para os municípios da Bahia atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias.

“O presidente Jair Bolsonaro já determinou o reforço das ações do Governo Federal. Sem dúvidas, é uma calamidade que está levando sofrimento para grande parte da nossa população. São milhares de pessoas desabrigadas, casas destruídas, localidades completamente isoladas e estradas interrompidas. É um momento de muita dificuldade”, disse Roma.

O ministro destacou o trabalho em conjunto com o governo estadual, comandado por Rui Costa (PT), e declarou que “é o momento de deixar as diferenças políticas de lado”. 

“Liguei diretamente para o governador reafirmando o interesse em ajudar o povo baiano. Esse é o momento de deixar as diferenças políticas de lado. A população pede socorro, e quem pede socorro não quer saber de onde vem o socorro. Neste momento, estamos agindo com toda a cooperação entre governo federal e estadual, municípios e voluntários para salvar vidas”, afirmou.

Roma listou as ações do governo federal em prol das comunidades castigadas pelos temporais na Bahia. “Em conjunto com o governo estadual, implantamos um centro de operações em Ilhéus, onde está toda a nossa parte de Defesa Civil e coordenamos todos os recursos federais. Helicópteros estão na região e estamos tentando montar uma sub-base em Itapetinga, que está sem abastecimento de água”, explicou.

“Além do envio de medicamentos e mantimentos, 90 médicos chegam na região ainda hoje para atender a população. É um momento de muito desespero. Temos também todo um protocolo para a aquisição de mantimentos e materiais de limpeza, recursos para o acolhimento das pessoas desabrigadas.... Precisamos retomar o desenvolvimento da região e recursos previstos para isso, para minimizar o sofrimento da região”, finalizou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais