Pesquisadores alemães anunciaram nesta quinta-feira (18) mais um paciente curado do HIV. É o sétimo paciente com remissão do vírus da imunodeficiência humana no mundo, após transplante de células-tronco.
O paciente é um homem adulto que além de ter o vírus, também tinha leucemia mieloide aguda. O caso será informado por completo na próxima conferência internacional sobre AIDS, que ocorre na próxima semana na Alemanha.
Segundo investigadores, o caso traz importantes características para a pesquisa da cura do HIV. O paciente teria recebido um transplante de células-tronco para o câncer em 2015 e, ao final de 2018, parou de tratar o HIV. Cinco anos e meio depois, o vírus segue em remissão, indicando que ele não é mais detectado no organismo.
O cientista responsável pelo caso, Christian Gaebler, aponta a hipótese que o transplante eliminou todos os glóbulos brancos infectados e os substituiu por células livres do vírus. A partir daí, os receptores mutados agora impedem que o vírus se rebata.
Outros cinco pacientes que receberam células doadas mostram que há indícios de que eliminar os glóbulos brancos infectados parece ter eliminado o vírus, e, mesmo com receptores que o HIV poderia usar para infectar células, ele não retornou.
Reprodução/Freepik