Notícias

Comitiva de associação brasileira embarca para Índia para negociar compra de vacina

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Comitiva de associação brasileira embarca para Índia para negociar compra de vacina
Unsplash

Uma comitiva da Associação Brasileira de Clínicas de Vacina embarcou na manhã desta segunda-feira, 04, para Índia para negociar a compra de 5 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19. As informações são da Ana Paula Rodrigues, da Rádio Bandeirantes

O imunizante da Barath Biotech está finalizando a fase 3 de testes e foi aprovado neste fim de semana para uso emergencial no país.

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, afirma que a negociação com o laboratório indiano ocorre com aval do Ministério da Saúde e que o objetivo é comprar o excedente de produção - sem um comprometimento do que já é negociado com o governo federal.

“Legalmente todo produto registrado no Brasil não pode ser proibido de comercialização. A gente não quer conflito com as doses do governo a gente está solicitando 10% a mais”, disse Barbosa.

De acordo com a ABCVAC, a expectativa é que o laboratório Barath Biotec finalize os testes e divulgue os resultados agora em janeiro.

“Foi solicitado boas práticas da fábrica para dar entrada na documentação para o pedido de registro. O que estão aguardando é a publicação da fase 3, que vai acontecer agora em janeiro”, explicou Barbosa.

Se isso se confirmar, em fevereiro os dados devem ser submetidos a análise da Anvisa para que a aplicação comece em março.

Anvisa

Em nota, a Anvisa confirmou à Rádio Bandeirantes que o laboratório indiano Bharat Biotech entrou em contato para iniciar a submissão contínua, que é quando os dados de estudos de uma vacina são apresentados aos poucos para análise.

No entanto, esse procedimento é restrito a empresas que possuem ensaio clínico em condução aqui no Brasil, o que não ocorre com a vacina indiana.

A Gerência Geral de Medicamentos da Anvisa já entrou em contato com representantes do laboratório no Brasil e se colocou à disposição para realizar uma reunião e prestar esclarecimentos. 

Ao mesmo tempo, a Assessoria Internacional da Anvisa está em contato com a autoridade sanitária da Índia para obter informações do medicamento.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.