Notícias

Covid-19: Esperamos que protocolo seja cumprido pela educação em BH, diz Kalil

Prefeito de Belo Horizonte vê condições para a retomada de aulas presenciais

Da Redação, com BandNews FM

Prefeito de Belo Horizonte vê condições para a retomada de aulas presenciais Divulgação
Prefeito de Belo Horizonte vê condições para a retomada de aulas presenciais
Divulgação

Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, afirmou nesta segunda-feira (18) que a gestão municipal se preparou como se fosse uma "guerra" para a volta presencial dos estudantes às unidades públicas. Segundo Kalil, o retorno não tinha como ser antecipado, já que não houve liberação das autoridades médicas. 

Em entrevista exclusiva à rádio BandNews FM, na série que discute a retomada em um cenário pós-pandemia da Covid-19, o prefeito da capital mineira assegurou que todas as melhorias possíveis foram realizadas e, com isso, não há como reclamar de "falta de tempo" para ajustar os protocolos sanitários. 

“Nós esperamos que tudo dê certo, que toda prevenção, todo protocolo que nós exigimos tanto, seja cumprido agora pela educação – que teve tempo de sobra, principalmente a escola pública, para se preparar para esse dia tão importante”, afirmou.

Questionado sobre o estudo do Imperial College que aponta a capital mineira como referência no combate ao coronavírus, Alexandre Kalil ressalta que não há “o que comemorar", principalmente pela morte de 600 mil pessoas em todo o país. Para ele, a situação foi acompanhada sem "politicagem".

“Em pandemia, não se comemora nada. Fizemos nosso dever. Descobrimos que tínhamos que fechar, que fazer isolamento, e principalmente, que respirador não salvava vidas. O que salvava vidas era equipar hospitais, equipar UTIs e médicos, equipes de saúde”, afirmou. “Crítica acontece. Aconteceram críticas, que eu recebi com muita tranquilidade, sem arredar pé no que eu achava que tinha que ser feito”, completou.

Até o momento, a prefeitura de Belo Horizonte não se posicionou sobre a realização de grandes eventos, como Réveillon e o Carnaval. 

Neste momento, quase 88% de pessoas acima dos 12 anos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo Kalil, não adianta ter euforia neste momento.

Ele diz que sabe da importância das datas para o comércio, mas lembra que a pandemia não vai acabar por "decreto".

Tópicos relacionados

  • Covid-19

Mais notícias

Carregar mais