CPTM cede duas plataformas da estação Barra Funda à ViaMobilidade

Essa é uma das medidas práticas determinadas pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) para acelerar melhorias das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Cleber Souza, com informações da BandNews FM e Rádio Bandeirantes

Lentidão de trens na linha 9-Esmeralda Vinicius de Melo/Band.com.br
Lentidão de trens na linha 9-Esmeralda
Vinicius de Melo/Band.com.br

A  Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) irá ceder as plataformas 3 e 4 da estação Barra Funda para tentar melhorar a operação da ViaMobilidade com a Linha 8-Diamante, permitindo a diminuição de falhas e do tempo de intervalo entre os trens.

Com isso, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), a ViaMobilidade irá operar com quatro plataformas na estação.  

A medida prática passa a valer a partir desta segunda-feira (30) e faz parte de um acordo fechado entre a concessionária e a CPTM na semana passada, que inclui também a Linha 9-Esmeralda.

Além disso, a CPTM irá disponibilizar, também, peças e estruturas necessárias que estejam sobrando para a ViaMobilidade, incluindo apoio técnico e equipamento de manutenção de via durante a madrugada.

A expectativa é de que as medidas possam aumentar a fluidez dos passageiros na estação, reduzir o tempo de embarque e desembarque, diminuir o tempo de parada do trem e, consequentemente, os intervalos.

Essa é uma das medidas práticas determinadas pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) para acelerar as melhorias.  

A concessionária Via Mobilidade espera que a circulação de trens nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda melhore gradualmente ao longo dos próximos cinco anos de concessão.

À BandNews FM, o gestor de Manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, Alan Santana, admite que a operação piorou para os passageiros.

Segundo ele, o aumento da demanda no pós-pandemia e os eventos externos que afetam as linhas, como protestos e queda de cabos de fibra ótica, são fatores que explicam as falhas diárias no transporte. "As ações emergenciais são necessárias até que os investimentos surtam efeito", acrescentou Alan.  

Concessão e falhas

A concessão das Linhas 8 e 9 foi feita por meio de leilão, e previa um investimento de R$ 980 milhões em 30 anos. O contrato, porém, está ameaçado em razão dos constantes problemas encontrados pelos usuários.

A empresa é alvo de duas investigações no Ministério Público de São Paulo - uma na Promotoria de Patrimônio Público, e outra na Promotoria do Consumidor, que podem pedir o rompimento da concessão. A promotoria já começou a colher depoimentos.  

"Não acredito que o rompimento é o melhor caminho. Acredito que é a concessão, com os investimentos da Via Mobilidade para rapidamente melhorar o atendimento da população", disse o governador Rodrigo Garcia, na semana passada.  

A própria STM já multou a ViaMobilidade. Na última semana, a punição foi de R$ 3,6 milhões, que se somam a outra multa de R$ 4,3 milhões aplicada em março pelo descumprimento de procedimentos operacionais e interrupção de prestação do serviço - ao todo, R$ 7,9 milhões. A concessionária apresentou defesa, e aguarda a resposta da pasta.

Apesar das medidas de melhorias, passageiros relatam problemas diários nas linhas operadas pela ViaMobilidade.  

Nesta manhã, os trens da Linha 8-Diamante circularam por apenas uma via por volta das 9h por uma falha na rede aérea. Segundo a concessionária, a circulação já foi normalizada.  

Mais cedo, por volta das seis e meia, um trem quebrou e apresentou transtornos também aos passageiros da Linha 7-Rubi, que não faz parte da concessão da ViaMobilidade.  

Segundo levantamento da Rádio Bandeirantes feito em março, a cada dois dias uma falha é registrada na operação da CPTM em São Paulo.  
 

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