Notícias

Dilma inicia 1º dia como presidente do “banco do Brics” com sede em Xangai

Indicada pelo presidente Lula, Dilma foi confirmada presidente do “banco do Brics” pela diretoria da instituição que representa economias emergentes

Por Édrian Santos

Dilma foi eleita presidente do "banco do Brics"
Dilma foi eleita presidente do "banco do Brics"
Divulgação/NBD

A ex-presidente Dilma Rousseff deu início, nesta terça-feira (28), o primeiro dia como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de “banco dos Brics”, mantido pelas principais economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Na última sexta-feira (24), indicada pelo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma foi confirmada pela diretoria do NDB para o cargo. Na prática, o presidente do NBD é o chefe da equipe operacional do banco e conduz os negócios ordinários da instituição.

O NBD

Com sede em Xangai, na China, o NBD foi criado pelos países integrantes do Brics, a fim de mobilizar recursos para infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e para outras economias emergentes. 

Em 2021, o NBD iniciou a expansão de membros e admitiu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como seus novos países membros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais