Notícias

Dono da UpBus é preso por suspeita de envolvimento com o PCC

Empresa do setor de transportes em São Paulo é acusada de lavar dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes

Da redação com Maju Arruda Leite

Dono da UpBus é preso por suspeita de envolvimento com o PCC
Dono da UpBus é preso por suspeita de envolvimento com o PCC
Reprodução/Receita Federal

Mais um empresário do setor de transportes foi preso em São Paulo por suspeita de envolvimento com o PCC. A prisão de um dos donos da UpBus ocorreu nesta terça-feira (16). A empresa foi um dos alvos da operação do Ministério Público na semana passada. 

O mandado de prisão foi expedido como desdobramento da operação Fim da Linha. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, Silvio Luiz Ferreira, conhecido como ‘Cebola’ e o outro dono da UpBus, segue foragido desde a semana passada. 

A UpBus e a Transwolff são investigadas por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes cometidos pelo PCC.

Entenda o caso

A investigação começou há um ano no caso do esquema de lavagem de dinheiro por Anselmo Santa Fausta, o Cara Preta, um dos chefões do PCC. Ele foi morto no fim do ano passado, junto com Antônio Corona Neto, o Sem Sangue. A execução foi um capítulo da guerra interna pela liderança da fação.

Segundo o Denarc, Cara Preta chegou a fazer apostas na Mega Sena para lavar dinheiro. Além disso, o traficante usava laranjas para ocultar o dinheiro com a participação de várias empresas.

Para o promotor Lincoln Gakiya, que investiga o PCC, o dinheiro esquentado faz parte do patrimônio dos chefões, como Cara Preta, Django e Cebola, sócios ocultos da UpBus.

“Normalmente é o dinheiro que esses integrantes, por participarem da liderança, conseguiram auferir para si e inclusive prejuízo da própria facção. Eles estão roubando a facção, estão desviando dinheiro da facção e estão lavando em nome próprio.

A investigação aponta que a relação da UpBus com o crime organizado não é nova. A empresa é originária de uma cooperativa de transporte complementar. Foi na sede da empresa que Silvio Luiz Ferreira, o Cebola, acabou preso em 2012, com quase meia tonelada de maconha. 

Por enquanto, a operação do Departamento de Narcóticos está focada na operação da UpBus, mas há a suspeita de digitais do PCC em outras empresas do transporte público.

Em 2017, os assassinatos do diretor de uma empresa de ônibus e do dono de um dos coletivos usados pela viação já tinha despertado a atenção da polícia. Thiago Celso Zanetti, diretor da Imperial Transportes, também da zona leste, foi morto quando chegava à garagem. Um mês depois, José Ediler de Oliveira, saía da empresa quando também foi morto a tiros.
 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais