Notícias

Em primeiro dia no cargo, Biden anula várias decisões de Trump

Biden reverte legado polêmico de Trump

Da Redação, com Jornal da Band

Logo em seu primeiro dia de Governo, Joe Biden anulou uma série de decisões de Donald Trump. As informações são do Jornal da Band. 

Para um pais dividido e que vive a pior crise econômica e sanitária em décadas, a mensagem estava clara: as coisas vão mudar. 

Logo após tomar posse, Biden assinou ordens executivas nas áreas da economia, do meio ambiente e da imigração. O presidente americano retirou um veto à emissão de vistos para pessoas de países islâmicos e assinou leis para proteger imigrantes ilegais de deportação.

O novo presidente vai criar uma força-tarefa para encontrar os pais de 600 crianças que foram separadas da família, em meio à política de “tolerância zero” de Trump.

Biden também vai parar a construção do muro na fronteira com o México, promessa de campanha do rival que não foi concluída, e retomar o acordo do clima de Paris.

Entre os decretos, estão uma série de medidas para conter a pandemia. Biden impôs um mandato nacional para uso de máscaras em todos os prédios federais e em viagens interestaduais. Ele também reverteu a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), outra medida do agora ex-presidente Donald Trump.

Antes de deixar a Casa Branca, Trump teve como último ato de seu governo conceder 143 perdões presidenciais e indultos a amigos e aliados. A extensa lista inclui políticos como o ex-prefeito de Detroit, Kwame Kilpatrick, condenado a 28 anos de prisão por corrupção. 

A maioria dos beneficiados respondia por crimes como fraude, posse ilegal de armas e drogas, mas Trump também perdoou um dos seus principais aliados políticos, o guru da extrema direita Steve Bannon, que era acusado por crimes federais. O ex-chefe da campanha presidencial do republicano em 2016 foi acusado de conspiração e fraude ao desviar fundos angariados para construção do polêmico muro na fronteira com o México.

Mais notícias

Carregar mais