Notícias

Entenda o que é a suboclusão intestinal de Bolsonaro

Presidente voltou a ser internado para passar por exames nesta segunda-feira (03)

Por Ely Grion

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser internado para passar por exames no Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (03). 

Por volta das 8h40, a instituição informou que Bolsonaro apresentou “suboclusão intestinal” e ressaltou que ele ”está estável, em tratamento e será reavaliado ao longo do dia". 

O médico do presidente Bolsonaro, Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, falou com exclusividade à Rádio Bandeirantes e explicou o que é a suboclusão intestinal. 

De acordo com o médico, Bolsonaro apresenta problemas semelhantes com certa frequência porque possui um aparelho digestivo “muito sensível e delicado” devido à facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. 

“Então, às vezes, uma comida que desce um pouquinho mais diferente pode causar essa obstrução, mas não significa que ele vai ter que ser operado. Às vezes, com o próprio mecanismo digestivo, ela é expelida para baixo. Foi assim meses atrás. Ele veio, ficou dois ou três dias internado, melhorou significativamente e teve alta sem cirurgia”, completou.

Bolsonaro fez uma publicação em seu perfil em uma rede social às 9h27 explicando o motivo da internação. Ele afirmou que começou a passar mal neste último domingo (02), após o almoço e já na madrugada seguiu para o hospital. 

Primeira internação

No dia 18 de julho de 2021, Bolsonaro teve alta na mesma unidade hospitalar na capital paulista, após tratar uma obstrução intestinal. 

Ele ficou internado por quatro dias quando sentiu fortes dores abdominais. No dia 14 de julho, ele passou por exames no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, que constataram uma obstrução intestinal.

No mesmo dia, ele foi transferido a São Paulo. Levado ao hospital Vila Nova Star, passou por novas avaliações, que descartaram a necessidade de uma cirurgia.

Durante o período de internação, Bolsonaro posou para fotos com outros pacientes e até inaugurou, de forma remota, uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade de Missão Velha, no Ceará.

Facada durante campanha de 2018

As complicações de saúde que o presidente Jair Bolsonaro enfrenta são consequência do ataque que sofreu, enquanto ainda era candidato durante a campanha de 2018. 

Bolsonaro levou uma facada em Juiz de Fora (MG). No momento do ocorrido, o então candidato estava nos ombros de um apoiador, até que um homem se aproxima e desfere um golpe de faca no abdômen do político.

O autor do crime, Adélio Bispo, foi considerado inimputável e atualmente cumpre medida de segurança na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais