Pelo menos três pessoas morreram em duas explosões no aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, a cerca de 500 quilômetros da capital Bogotá, na Colômbia, na manhã desta terça-feira (14).
Segundo as autoridades, o autor do ataque tentou entrar na área do aeroporto da cidade pulando a grade de proteção. Sem conseguir entrar, ele explodiu o objeto. Uma hora depois, a segunda explosão ocorreu dentro do aeroporto, com o artefato estando dentro de uma caixa.
A primeira explosão matou quem manipulava o artefato explosivo, que não teve a identidade revelada, enquanto o segundo ataque tirou a vida de dois policiais, que tentavam desarmar a bomba. As vítimas são William Barreño Ardila e David Reyes Jiménez.
Os estrondos acabaram quebrando janelas e afetando imóveis vizinhos ao aeroporto. As operações no aeroporto foram suspensas.
O presidente do país, Iván Duque, classificou o ataque como “um covarde ataque terrorista” e mobilizou o Exército e o Ministério da Defesa para investigar o caso e localizar os autores do ataque. As autoridades confirmaram que as bombas iriam para helicópteros militares.
Cúcuta tem cerca de 700 mil habitantes é a cidade mais populosa do norte do departamento (estado) de Santander e faz fronteira com a Venezuela.