Voo da FAB: brasileiros que moravam na Ucrânia chegam a Brasília

Tripulantes embarcaram, ontem, em Varsóvia (Polônia), no avião KC-390 Millennium, maior aeronave militar do Hemisfério Sul

Da redação

O presidente Jair Bolsonaro recebe os 40 brasileiros que retornaram da Ucrânia ao Brasil. A cerimônia foi iniciada no começo da tarde desta quinta-feira, 10, em Brasília. Os tripulantes embarcaram, ontem, em Varsóvia (Polônia), no avião KC-390 Millennium, maior aeronave militar do Hemisfério Sul.

Nas primeiras horas desta manhã, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Recife (PE) para uma pausa de três horas. Em seguida, o veículo seguiu para Brasília. Os repatriados passaram por testes de covid-19 e receberão passagens para irem às cidades de origem deles. 

Além dos 40 brasileiros repatriados, o governo federal deu carona para 19 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano e 14 crianças. Outros 10 animais foram trazidos, sem a necessidade dos trâmites de transporte entre os países. 

A operação de resgate também levou 11,6 toneladas de doações para a Ucrânia. Ao todo, são 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, 50 purificadores de água e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos. Também foram levados 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.

O KC-390 já foi empregado em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021). A Operação Repatriação é uma ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE) e Saúde (MS).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais