A falta de cerveja nos supermercados brasileiros bateu recorde este ano. O "nível de ruptura", indicador que mede a ausência de determinados produtos nas gôndolas, alcançou o maior índice da história: 18,2%. As informações são da repórter Gabrielle Guimarães, da Rádio Bandeirantes.
Na prática, significa que em uma lista de 100 produtos que o cliente quiser comprar, 18 deles não estão disponíveis. O porcentual é medido pela empresa Neogrid, que monitora as cadeias de suprimentos do Brasil.
Segundo Robson Munhoz, CCO da consultoria, os consumidores já estão percebendo a falta de algumas marcas nos supermercados.
O estudo mostrou ainda que a baixa não tem relação com a matéria prima, como algum problema com a colheita de cevada, por exemplo.
O motivo da diminuição está na cadeia produtiva, já que o fornecimento de vidro e o metal para as latas caiu esse ano.
Robson Munhoz explica que o isolamento social fez a demanda crescer e a produção de embalagens diminuir.
Desde o início da quarentena, o "nível de ruptura" vem crescendo gradualmente. Para fazer o levantamento, a Neogrid compilou dados de cerca de 40 mil varejistas em todo o país.
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