Governo brasileiro cumprimenta Macron por vitória em eleição na França

Jair Bolsonaro evitou saudar o chefe de estado em Paris

Da Redação

O governo brasileiro emitiu uma nota curta cumprimentando o presidente Emmanuel Macron por sua reeleição na França neste fim de semana. O Brasil é um dos últimos países do G20 a mandar uma mensagem, publicada às 16h55 desta segunda-feira (25). 

“O governo brasileiro cumprimenta o senhor Emmanuel Macron por sua reeleição à Presidência da República Francesa. O Brasil reafirma a disposição de trabalhar pelo aprofundamento dos laços históricos que unem os dois países e trazem benefícios mútuos a brasileiros e franceses, e manifesta expectativa de seguir implementando a ampla agenda bilateral”, diz a íntegra da nota. 

A maioria dos líderes europeus, asiáticos, americanos e africanos enviou cumprimentos quase imediatamente após a vitória de Macron, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros pré-candidatos à Presidência da República no Brasil, ao contrário do presidente Jair Bolsonaro que evitou saudar o chefe de estado em Paris. 

Líder de extrema-direita, Marine Le Pen reconheceu a derrota nas eleições presidenciais. Ela afirmou que as urnas expressaram o desejo dos franceses de um forte contra-poder ao de Emmanuel Macron.

A líder direitista agradeceu aos milhões de apoiadores e garantiu que a oposição vai continuar a defender os franceses e a protegê-los em questões como o baixo poder aquisitivo, os ataques às liberdades, e o projeto de Macron de aumentar a idade mínima para a aposentadoria.

Projeções apontam que a vitória do atual presidente foi de 58,5% a 41,5%. O número é menor do que o registrado na última disputa entre ambos, em 2017, em que Macron obteve 66% e Le Pen 33%.

A vitória de Macron significa a primeira reeleição de um presidente na França em duas décadas. A posse do próximo presidente está marcada para 13 de maio.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais