O governo da Alemanha aprovou nesta quarta-feira (16) um projeto de lei que legaliza o uso e o cultivo recreativo de maconha no país. A medida ainda precisa ser aprovada pelo parlamento, mas permitiria que maiores de idade portassem até 25 gramas da droga, além de cultivar no máximo três plantas de cannabis.
Segundo a agência de notícias Reuters, caso o projeto de lei seja aprovado, seria uma das leis mais liberais da Europa sobre a maconha, que poderia fornecer um impulso maior para uma tendência mundial semelhante.
Ainda segundo a Reuters, os defensores do uso legal da cannabis acreditam que a lei possa restringir o mercado negro, reduzindo os crimes relacionados às drogas.
Segundo a agência de notícias alemã Deutsche Welle, os governos de coalizão da Alemanha pretendem legalizar a droga ainda este ano, mas enfrentam resistência de legisladores conservadores.
O projeto de lei foi apresentado pelo ministro da Saúde, Karl Lauterbach, que chamou a medida de “ponto de virada após políticas sobre a cannabis infelizmente falharem. “ Ele também alertou sobre o uso: “Consumo de cannabis será legalizado, mas continua perigoso", completou.