SP: Quem tomou AstraZeneca e 2ª dose será da Pfizer terão que assinar termo

Medida vem em meio à falta de vacinas da AstraZeneca no estado

Da Redação

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) que quem estiver com a segunda dose da vacina AstraZeneca atrasada, será vacinado com o imunizante da Pfizer a partir da semana que vem. Serão vacinados os que estiverem com a segunda dose vencida entre 1º e 15 de setembro.

Neste fim de semana, 400 mil doses que chegaram nos últimos dias serão entregues aos municípios e remanejadas para aplicação da segunda dose. Vacinas da Pfizer em estoque também já poderão ser aplicadas.  municípios também poderão aplicar vacinas da Pfizer que eventualmente tiverem em seu estoque

A intercambialidade desses imunizantes foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo PEI (Programa Estadual de Imunização), que embasaram a decisão em estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação com o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo)

A medida vem em meio à falta de imunizantes da AstraZeneca no estado. O governo de São Paulo confirmou na última quinta-feira (9) que falta vacina em todas as cidades. Desta forma, a unidade federativa espera o envio pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. 

Nesta sexta, o governador João Doria afirmou que vai recorrer ao STF caso São Paulo não receba um milhão de vacinas - que seriam usadas para aplicação da segunda dose - por meio do governo federal. De acordo com Doria, há um atraso na entrega.

Na quinta, o Ministério da Saúde negou que esteja devendo doses da AstraZeneca para o estado. “As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”, disse o ministério quando procurado pela BandNews FM.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais