Notícias

Ucrânia acusa Rússia de massacre em Bucha; veja imagens da destruição

Governo ucraniano disse que encontrou cerca de 400 corpos espalhados pelas ruas, alguns com as mãos amarradas

da Redação

Imagens divulgadas por autoridades ucranianas e agências de notícias internacionais mostram a destruição na cidade de Bucha, que fica nos arredores da capital Kiev. Nos últimos dias, o governo da Ucrânia disse que encontrou cerca de 400 corpos de civis espalhados pelas ruas e jogados em valas comuns, alguns com as mãos amarradas, e acusou a Rússia de ter promovido um “massacre” na região. 

Em sua página no Facebook, a procuradora-geral Iryna Venediktova informou que os corpos foram encontrados entre os dias 1 e 3 de abril e que está organizando um trabalho com a população em busca de testemunhas para a coleta de provas, em fotos e vídeos, dos supostos ataques russos.

No Twitter, o ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba pediu mais sanções do G7, como o fechamento de todos os portos para navios e mercadorias russo, além do desligamento de todos os bancos russos.

O massacre de Bucha foi deliberado. Os russos pretendem eliminar o maior número possível de ucranianos. Devemos detê-los e expulsá-los.

O próprio presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou Bucha e afirmou que o país quer “mostrar ao mundo” o que aconteceu na cidade. Cercado de soldados e jornalistas, ele garantiu que “não irá descansar” até que os culpados pelas mortes de civis sejam responsabilizados. 

Vídeo: Líderes se unem para condenar massacre

A Rússia, por sua vez, negou que civis ucranianos foram mortos por soldados russos e pediu uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de se defender das alegações.

Além disso, o porta voz do governo, Dmitry Peskov, disse ter encontrado “sinais de falsificação” em imagens que mostram o suposto ataque.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais