Notícias

INSS faz alerta após influencers anunciarem assessoria de salário-maternidade

Instituto informa que pedido para acessar ao serviço é feito apenas pelo aplicativo ou site Meu INSS

Da redação

Salário-maternidade é concedido apenas pelo INSS
Salário-maternidade é concedido apenas pelo INSS
Reprodução/Freepik

O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, emitiu um alerta nesta segunda-feira (15), informando que não utiliza intermediários para concessão de salário-maternidade. O aviso ocorre após famosos e influenciadores anunciarem uma ‘assessoria’ para o benefício ser concedido. 

Todos os serviços do INSS, incluindo o salário-maternidade, podem ser acessados pelo site do Meu INSS, pelo aplicativo ou pela central de atendimento 135. Caso seja necessário de um auxílio de terceiros, o INSS recomenda que a gestante procure um advogado registrado na OAB. 

Ou seja, qualquer gestante não precisa entrar em sites ou aceitar serviços de outros canais para conseguir o salário-maternidade. Por isso, o INSS pede para que se desconfie de canais não oficiais que ofereçam a concessão do benefício. 

Como pedir o salário-maternidade?

  • A única forma legal e correta de pedir o benefício é pelo sistema do INSS. Confira:
    Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão“Novo Pedido”;
  • Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Quem tem direito ao salário-maternidade?

O benefício é dado aos segurados do Regime Geral de Previdência Social, inclusive os que não estejam em atividade, mas seguem em período de manutenção de segurado e cumprido a carência exigida, em razão de parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

A carência para obtenção do benefício é de 10 contribuições mensais para o segurado. Ou seja, para ter direito ao benefício, é preciso começar a contribuir com a previdência antes de engravidar. Para os empregados, empregado doméstico e trabalhador avulso, não há carência.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais