Jornal da Band

Ameaça de bomba em Paris ativa esquema antiterrorismo das Olimpíadas

O episódio se transformou em um grande teste para a cidade

Por Sonia Blota

Uma suspeita de bomba no Consulado do Irã fez Paris ativar o esquema antiterrorismo
Uma suspeita de bomba no Consulado do Irã fez Paris ativar o esquema antiterrorismo
Reuters

Uma suspeita de bomba no Consulado do Irã fez Paris ativar o esquema antiterrorismo preparado para os Jogos Olímpicos nesta sexta-feira (19). 

O Trocadeio é um bairro conhecido pelos luxuosos hotéis, restaurantes renomados e por oferecer aos turistas uma das melhores vistas da capital francesa, já que está a poucos metros da Torre Eiffel.

Devido à ameaça de bomba, centenas de policiais cercaram o bairro depois que um homem invadiu o consulado do Irã, e ameaçou detonar supostos explosivos colados no corpo. 

O esquadrão antibombas foi acionado e as autoridades pediram para que a região fosse evitada, incluindo a Torre Eiffel. Estações de metrô nos arredores do consulado foram interditadas.

Depois de algumas horas de tensão, o suspeito se rendeu e foi preso. Na revista, os policiais constataram que os explosivos eram falsos. O detido é um cidadão franco iraniano, de 61 anos, preso em 2023, por tentar atear fogo no mesmo consulado.

Após o acontecimento, polícia permaneceu por muitas horas na região para afastar qualquer possibilidade de atentado a bomba. O episódio se transformou em um grande teste para Paris, a menos de 100 dias para os jogos olímpicos. 

O bairro isolado pela polícia receberá provas de ciclismo, triatlo e maratona durante a Olimpíada e pode ainda ser um plano B para a abertura dos jogos, caso o comitê organizador cancele a cerimônia prevista para acontecer no Rio Sena.

Tópicos relacionados