Jornal da Band

Área de escape evitou 224 acidentes em rodovia que liga Paraná e Santa Catarina

A eficácia das áreas de escape tem a ver com a forma como elas foram projetadas e o que tem dentro delas

Por Rodrigo Leite

Área de escape já evitou 224 acidentes em rodovia que liga Paraná e Santa Catarina
Área de escape já evitou 224 acidentes em rodovia que liga Paraná e Santa Catarina
Divulgação

A área de escape na rodovia que liga os estados do Paraná e Santa Catarina tem evitado acidentes principalmente envolvendo caminhões. Nesta terça-feira (9), em um intervalo de nove minutos, dois veículos foram parar na barreira de areia. Cinco pessoas se salvaram.

As imagens mostram o momento em que o caminhão sem freios e com excesso de peso usa a área de escape da rodovia. Nove minutos depois, um caminhão guincho também vai parar na mesma área. Ele precisa desviar do primeiro caminhão para conseguir chegar na caixa de brita -- com pequenas pedras que reduzem a velocidade numa emergência. Foi na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina. A rodovia tem fluxo intenso de caminhões e um longo trecho de serra, onde a maioria dos acidentes acontece. Nessa estrada existem duas áreas de escape, ambas no sentido Santa Catarina.

A eficácia das áreas de escape tem a ver com a forma como elas foram projetadas e o que tem dentro delas. São pedras de argila expandida, semelhantes às usadas nas corridas de Fórmula 1. Na faixa central, a profundidade chega a um metro e meio. Uma das áreas de escape foi inaugurada há 5 anos e já foi usada 224 vezes!

De acordo com a concessionária responsável pelo trecho, desde que foram implantadas, quase mil vidas já foram salvas.

A primeira área de escape do Brasil foi construída no início dos anos 2000 na rodovia que liga São Paulo a Santos e já foi usada mais de mil vezes. Elas são uma ajuda importante para evitar acidentes com caminhões pesados.

Nesta quarta-feira (10), no interior do Paraná, um caminhão carregado com óleo diesel tombou e interditou a ligação com a capital do estado. O veículo pegou fogo e as chamas eram vistas de longe. O motorista ficou ferido. Uma das hipóteses para o acidente é que o caminhão tenha ficado sem freios.

Tópicos relacionados