Jornal da Band

Áudio revela que avião que caiu em BH tentou pousar sem trem de pouso acionado

Controlador de voo relatou momento; tragédia deixou um morto e um ferido grave

Da Redação, com Jornal da Band

Um áudio revela que o piloto do avião que caiu na última terça-feira (20), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, tentou aterrissar sem que o trem de pouso estivesse ativado. Mas ainda não se sabe se a falha foi humana ou mecânica. As informações são do Jornal da Band

“A aeronave tava (sic) em toque e arremetida, pousou sem trem de pouso e prosseguiu direto, atravessou a cabeceira ali”, disse um dos controladores da torre do aeroporto em áudio (ouça acima). 

O piloto de 28 anos é um aluno que estava em treinamento. Eles estavam realizando uma manobra conhecida como toque e arremetida. 

A situação da aeronavegabilidade, que é a capacidade de uma aeronave realizar um voo seguro ou navegar no espaço aéreo consta como normal, segundo registro mais atualizado na Agência Nacional de Aviação Civil. O jatinho é um Learjet modelo L35, fabricado em 1976, com capacidade para oito passageiros. A aeronave está em nome de Sequip Locação Segura. 

“Se ele teve algum problema de trem de pouso, eu acredito que, pela experiência do piloto, não acredito que ele tenha se esquecido de comandar o trem de pouso”, explica o professor de pilotagem Kerley Oliveira. 

O acidente matou o copiloto Eustáquio Avelar, de 76 anos. O piloto Gabriel dos  Santos Nazaret, de 28 anos, que estava em treinamento, foi socorrido em estado grave. Osmar Mulina Pereira Filho, de 31 anos, teve apenas ferimentos leves.