Jornal da Band

Operação prende envolvidos em incêndios causados pelo PCC em caminhões

Objetivo da facção seria se infiltrar no setor de cegonheiros

Rodrigo Hidalgo, do Jornal da Band 23/10/2021 • 19:35 - Atualizado em 23/10/2021 • 20:41

O Jornal da Band revelou em janeiro uma manobra do PCC (Primeiro Comando da Capital) para entrar no mercado de caminhões-cegonha: incendiar os veículos. Nessa semana, depois de uma longa investigação, seis autores dos crimes foram presos.

Dezenas de caminhões e carros incendiados foram pelo país. Incêndios provocados por integrantes da facção que queriam enfraquecer o mercado e abrir brechas para se estabelecer no setor.

Empresas ligadas ao PCC passariam a fazer o transporte de carros 0 km, escondendo armas e drogas dentro deles. O motivo é que esses veículos dificilmente são revistados em bloqueios policias nas estradas.

Depois de meses de investigação, a Polícia Civil de São Paulo fez uma grande operação no estado e em Minas Gerais, e levou parte do grupo para a cadeia,

A quadrilha envolvida com o PCC agiu em São Paulo, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais. Desde que as investigações se intensificaram em janeiro, não houve mais ataques do tipo, mas a polícia acredita que o crime organizado continue tentando se estabelecer no setor de forma silenciosa.

Os bandidos agora estariam cooptando cegonheiros autônomos para fazerem parte de empresas de laranjas, ligadas ao crime organizado, que entrariam legalmente no mercado de transportes, mas levariam armas e drogas escondidos nos veículos.

  • Jornal da Band
  • PCC