Jornal da Band

Bombeiros informam que Ouro Preto corre risco de sofrer com mais deslizamentos

Cidade tem 313 áreas de risco que estão sendo monitoradas após desabamento de terra em cima de casarão histórico

Da Redação, com Jornal da Band 13/01/2022 • 19:57 - Atualizado em 13/01/2022 • 21:11

O Corpo de Bombeiros admite que Ouro Preto pode sofrer com novos deslizamentos de terra em breve. Nesta quarta-feira (13), um casarão e um anexo foram destruídos, mas ninguém se feriu.

Ao todo a cidade tem 313 áreas de risco. Os Bombeiros estão verificando quais são mais perigosas.

"Nesse momento a equipe dos Bombeiros contnuam fazendo trabalho de vistoria em outras residências para verificar a necisidade de evacuar mais casas!, explica Pedro Aihara, tenente dos Bombeiros.  

O acidente desta quarta aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), 10 minutos após a Defesa Civil evacuar a área no entorno dos prédios - a ação evitou que pessoas se ferissem.

Investigação sobre desabamento

O casarão destruído pertencia à prefeitura. Foi um dos primeiros prédios em estilo neocolonial da cidade, datado do século 19. O outro imóvel era particular, um antigo armazém. Segundo a prefeitura, os dois estavam interditados desde 2012 justamente pelo risco de deslizamento.

O Ministério Público abriu uma investigação sobre as causas do acidente. O órgão também quer saber se quais providências o Município irá tomar como prevenção de novos desastres.

Chuvas em Minas Gerais

A defesa civil informou que para os próximos dias a previsão é de estabilidade. As chuvas em Minas Gerais já causaram 25 mortes e deixaram mais de 30 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Neste momento 374 cidades estão em situação de emergência e há risco de transbordamento e rompimento de barragens no estado.