Jornal da Band

Grupo com imigrantes brasileiros é achado amontoado em caminhão nos EUA

No caminhão estavam pessoas de Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, México e Peru, totalizando 49 pessoas

Eduardo Barão, do Jornal da Band

Agentes de fronteira dos Estados Unidos acharam imigrantes amontoados em um caminhão. Um grupo com 49 imigrantes da América Latina, incluindo brasileiros, foi localizado dentro da carroceria de um caminhão em Sierra Blanca, no Texas.

Eles chegam com um sonho de uma vida melhor e se arriscam para atravessar a fronteira entre o México e os Estados Unidos. Chegam a passar sede, fome, e enfrentar temperaturas extremas em meio ao deserto. 

Na ação no último dia 16 de setembro, os agentes de fronteira descobriram que os imigrantes estavam com falta de ar.

Além dos brasileiros, no caminhão estavam pessoas do Equador, El Salvador, Honduras, México e Peru. O motorista, que tinha visto americano, foi preso.

No início do mês, a brasileira Lenilda Santos foi encontrada morta depois de ser abandonada por amigos durante a travessia. Até agora, a família tenta a liberação do corpo para fazer o enterro.

Desde o início governo, em janeiro, o movimento recorde de imigrantes na fronteira se transformou num dos maiores desafios da gestão de Joe Biden, que não consegue responder as críticas de todos os lados. O democrata está usando uma lei sanitária do ex-presidente Donald Trump para deportar imediatamente quem entra no país.

Sete voos estão partindo diariamente levando imigrantes pegos nos Estados Unidos volta para seus países.

Tópicos relacionados