Jornal da Band

Covid-19: Vaga de emprego em Campinas (SP) exige vacina da Pfizer

Segundo especialista, exigência por fabricante específica é ilegal

Da Redação, com Jornal da Band

Um anúncio em um site de empregos viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (22). Quem ofereceu a vaga exigiu que o candidato já estivesse vacinado contra o novo coronavírus – mas só se fosse especificamente com uma vacina, o que é ilegal. As informações são do Jornal da Band.

A oferta de trabalho era para governanta em uma residência que fica em um bairro nobre de Campinas, no interior de São Paulo. A vaga foi publicada em um site especializado.

O salário oferecido era de R$ 1,6 mil mensais. Entre as funções, cuidar de duas crianças e fazer limpeza quando necessário. Não oferecia registro em carteira e obrigava o funcionário a receber como MEI (Microempreendedor Individual).

Os pré-requisitos incluíam boa bagagem cultural, disciplina, e que a pessoa candidata tivesse sido vacinada contra a Covid-19, mas exigia que o imunizante tivesse sido fabricado pela Pfizer.

Segundo o advogado trabalhista Rodrigo Francisco, o empregador não pode fazer tal exigência. “A vacina pode, sim, ser exigida pelo empregador. Mas não de um determinado laboratório. Todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações, disponibilizadas pelo SUS, têm igual valor para imunização”, explicou.

Hoje, no Brasil, as pessoas são vacinadas com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Cada vacina tem uma eficácia, mas todas protegem contra casos moderados e graves, e previnem as mortes por Covid.

“Todas elas são excelentes em prevenir mortes e hospitalização. Não existe nenhum estudo que compara uma vacina com outra”, argumentou o médico imunologista Eli Mansur.

Tópicos relacionados