Jornal da Band

Canabidiol: Entenda o projeto que prevê o cultivo de maconha no Brasil para fins medicinais

Da Redação

Topo

Cannabis ou maconha. Só de falar essas palavras muita gente já se horroriza com o assunto, ainda que não seja de hoje e nem de ontem a discussão sobre o uso medicinal dessa erva. Aqui no Brasil o tema está na esfera legislativa. 

Uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL) que libera o cultivo industrial da maconha para fins medicinais. A votação foi apertada: 17 votos a favor e 17 contra. Coube ao relator, Luciano Ducci, a decisão. 

Como o projeto tramitava em caráter conclusivo, iria direto para o Senado. Mas com esse placar acirrado o PL deve seguir para o Plenário da casa. De qualquer forma, o presidente Jair Bolsonaro já se antecipou e disse que vai vetar. O assunto é polêmico, o que atrasa ainda mais a tramitação do projeto, criado em 2015. 

Para entender melhor os avanços e retrocessos do PL, a apresentadora Joana Treptow conversou com o médico e professor Rodrigo Pacheco. Ele atua na Associação de Apoio à Pesquisa e a Pacientes de Cannabis Medicinal. E também falou com Margarete Brito, mãe de uma criança com doença rara, que faz uso de remédio à base de canabidiol. Ela é presidente da mesma associação. 

Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band com a apresentadora Joana Treptow, que tem a proposta de debater assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.
 

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados