Jornal da Band

Chefe de administração penitenciária no RJ negociava propina com cúpula do Comando Vermelho

Raphael Montenegro e 2 subsecretários foram presos pela PF acusados de associação ao tráfico

Marcus Sadok, do Jornal da Band e BandNews FM Rio

Pelo menos 10 traficantes da alta cúpula do Comando Vermelho, facção que domina a maior parte do tráfico de drogas no Rio, negociaram benefícios diretamente com o recém-exonerado secretário de Administração Penitenciária (Seap), Raphael Montenegro, preso nesta terça-feira (17).

Entre eles está Márcio dos Santos Nepomuceno, mais conhecido como Marcinho VP que, em liberdade, controlava as favelas do Complexo do Alemão, e ainda exerce forte influência na organização criminosa.

O então secretário da Seap fez visitas, ao longo dos últimos meses, ao presídio federal de Catanduvas, no Paraná, para falar com os detentos. Todas as conversas foram gravadas pelo Departamento Penitenciário Nacional. Em uma delas, com Marcinho VP, Montenegro chegou a dizer que o bandido era "mais importante que o secretário de segurança".

O Departamento Peintenciário (Depen) acionou a Polícia Federal ao desconfiar das vistas, como conta o diretor de inteligência, Leandro de Oliveira Carvalho.

Segundo as investigações, que contaram ainda com a participação do Ministério Público Federal, os agentes públicos tinham como objetivo facilitar a volta dos chefes do tráfico para o sistema prisional fluminense. Os alvos da ação ainda permitiam a entrada de pessoas e itens proibidos nas cadeias do Rio. A moeda de troca seria ter influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas, como o pagamento de propina.

O delegado Heliel Martins lembra que a operação desta terça foi realizada poucas semanas após a polêmica soltura de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como “Abelha”.  Um vídeo mostra que após deixar a cadeia de Gericinó pela porta da frente, ele cumprimenta o então secretário Raphael, que está dentro do carro. Contra o criminoso, apontado como um dos chefes do tráfico de drogas do CV, havia um mandado de prisão ativo.

Cerca de R$ 250 mil, em real e moedas estrangeiras, foram apreendidos pelos investigadores na casa de Raphael Montenegro. Os agentes cumpriram mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio e na Baixada Fluminense.

O delegado da Polícia Federal Victor Hugo Poubel assumiu o comando da secretaria, após a nomeação publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado.

Após a repercussão do caso, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro prometeu, em vídeo feito na noite desta terça, que sua gestão fará uma “operação pente-fino” na Seap.

A BandNews FM não conseguiu contato com as defesas dos citados.

As conversas foram registradas pelo Depen, no presídio de Cascavel, e estão transcritas na decisão que prendeu o ex-líder da Seap. O então secretário disse para Marcinho VP que "talvez ele fosse mais importante até que o secretário de segurança". Veja íntegra das transcrições abaixo.

RAPHAEL X MARCINHO VP

“RAPHAEL MONTENEGRO - “Então assim, a oportunidade, o que a gente falar aqui não vai sair daqui, se falar, pô, eu matei fulano, matei ciclano, foda-se, tô nem aí pra isso, quero saber quem vai ser o MARCIO no Rio de Janeiro, é só isso que me importa, MARCIO vai ser um cara que vai cooperar no coletivo? Pô, eu nem preciso perguntar se você vai ser comissão, tu manda na porra toda, não preciso nem perguntar isso, então assim, ni, ni, ninguém, ninguém tá, ninguém veio aqui jogar papo fora, então assim, você é o cara que provavelmente, você e o BEIRA-MAR (LUIS FERNANDO DA COSTA), são os caras que provavelmente provocaram todo esse movimento pra gente rodar o Brasil inteiro pra entender o que tá acontecendo, acho que o NEM também (ANTONIO FRANCISCO BONFIM LOPES) também, o NEM também é um cara que pede pra gente reavaliar. Então cara, assim, você é um cara, talvez assim, a conversa mais importante que a gente vai ter, então a hora é hora, agora é hora, cara. Você é um cara que fala bem, você é um cara inteligente, todo mundo sabe, então irmão, a bola tá contigo, vende teu peixe aí, porra”

MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO - “Mas o que o senhor quer saber?”

RAPHAEL MONTENEGRO - Cara, assim, você deve ter conversado com o CLAUDINHO (DA MINEIRA), quando ele saiu daqui, cara, o papo, é o mesmo papo com ele, é o mesmo papo que a gente teve com ele, a gente sabe, pô, a gente sabe que o Comando, você é o frente do Comando (CV), ninguém tem expectativa que você vá pro Rio pra largar a vida, a gente sabe, a gente têm consciência dos compromissos que você tem com os seus irmão, a gente têm consciência do compromisso que você tem com a facção, agora, a gente também sabe que você é um cara que no Rio, pô, pode baixar a poeira pra caralho né.”

MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO - “Verdade.”

RAPHAEL MONTENEGRO - “Você o é um cara que, porra, talvez você seja o cara mais importante que o Secretário de Segurança Pública no Rio.”

MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO - “O que acontece... O Sistema Penitenciário Federal na realidade, assim, ele ao invés de ter sido um mecanismo de combate ao crime, ele foi um estímulo ao crime na verdade…”

RAPHAEL MONTENEGRO - “A gente sabe de tudo isso, a gente sabe que vocês já tomaram a FAMÍLIA DO NORTE (FDN), que o irmão um, que o irmão X, tá não sei aonde, o irmão Y tá não sei aonde, a gente sabe isso tudo, o seu BENEMÁRIO já conversou com a gente, o CHARLES já falou, pô, a gente já conseguiu chegar, chegar no PERU, cara, tudo isso a gente sabe. Você vai me perguntar, isso me importa? Nenhum um pouco, cara! Mas, mas, mas a minha preocupação não é se você vai continuar vendendo ou deixar de vender teu negócio, até porque o negócio que você vende, se você sair alguém vai vender, essa porra vende no mundo inteiro, cara, a minha questão é a seguinte, eu preciso deixar o MARCINHO quinze anos longe do Rio de Janeiro? Isso para mim é um atestado de incompetência (...)”

RAPHAEL MONTENEGRO - “(...) Vocês não vão cometer excessos, mas você sabe qual vai ser a importância de voltar para o Rio... Pô você sabe, você sabe, você é o cara que está à frente da maior facção do Brasil!”

RAPHAEL MONTENEGRO - 01:39:37 – “Mermão, deixa eu te falar, telefone, a gente sabe que entra telefone, a gente tenta lutar pra não entrar? Tenta. Mas sabe que uma hora entra, se eu te pegar usando telefone eu vou te mandar para a Federal? Claro que não, cara. A gente mandou o MY THOR pra Federal? É claro que não, cara. MY THOR, o excesso dele não foi falar no telefone, o telefone é um erro nosso, que a gente não coibiu a entrada, aí é um erro nosso, que a gente tem que entender como corrigir e coibir a entrada. Cara, uma vez que entrou você falar ou deixar de falar? Tá no jogo, tá tudo certo, agora o MY THOR, quando ele faz um vídeo, ele expõe todo o Sistema, ele expõe a forma como a gente tá ali conduzindo o Sistema no diálogo, sabe por quê? Todo mundo sabe que a gente tá conduzindo no diálogo, aí aparece o MY THOR no telefone e aí falam, porra, o diálogo é tão bom que nego já tá até deixando entrar telefone. Prejudica todo o coletivo, prejudica todo esse trabalho que a gente tá tentando fazer aqui.”

RAPHAEL MONTENEGRO - “Hoje, você, você é um cara fundamental lá, (...) você é um cara fundamental nessa virada de cultura, você é o cara que hoje fala pela maior facção do Brasil, e assim, a gente não sabe cara, e tá tudo certo... Mérito seu a gente respeita isso, uma história que você construiu, sabe você a que custo, sabe você o quanto custou construir o nome do MARCINHO VP (...) Porra, quinze anos aqui e você ainda fala pela Facção, porra, é mérito pra cacete! E a gente respeita isso, como respeita não só o MARCIO homem, mas o MARCINHO VP, o MARCINHO VP, o traficante, esse cara tem que ser respeitado, a gente respeita por tudo que você construiu, agora, a gente quer que o MARCIO, como homem volte, e volte num espírito cooperativo.”

MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO - 01:52:45 – “Então assim, não é nem a área de vocês, mas assim, aquela Secretaria lá também, com todo respeito, tem que maneirar naqueles relatório lá, naquele Extrato de Inteligência, porque, um absurdo aquele Extrato de Inteligência lá.”

RAPHAEL MONTENEGRO - “Então MARCIO, a gente, a gente tá aqui exatamente para não mandar o mesmo relatório que a gente manda há vinte anos pra VEP.”

RAPHAEL MONTENEGRO - “O próximo, próximo relatório que o juiz da VEP receber, é o relatório que eu vou confeccionar não pelas informações que eu recebi, é pela conversa que eu tive com você...”

RAPHAEL X OUTROS DA PASTA ENVOLVIDOS X FB

“RAPHAEL MONTENEGRO - “...A gente conversa muito com CURITIBA ali, com todo mundo, ABELHA, XARÁ, MARCINHO DO TURANO, ISAÍAS, BENEMÁRIO, PIXOTE, PAULO, todo mundo, a gente conhece todo mundo... vem cá a gente fala o seguinte, meu irmão vem cá, o que tu faz na rua, tá na rua, meu problema é aqui dentro, agora o que eu não posso ter é um problema de dentro pra fora, que aí eu vou te cobrar... Agora pô, se você é dono de sua comunidade, problema é teu, quem administra é você não é o estado, isso é um problema teu, não me diz respeito, eu não vou trazer guerra de fora pra dentro, não vou, tanto é que a gente tem um coletivo hoje que eu arrisco dizer que é muito tranquilo, a nossa relação com o coletivo é muito tranquilo, eu toda semana vou lá, escuto a, a, a comissão, entendo, converso, recebo as demandas, tento dar andamento nas demandas, alguma a gente consegue, outras a gente não consegue, você sabe assim, na condição que vocês tão, vocês pedem muito a gente as vezes não consegue dá vazão a tudo, a lei não permite que a gente atenda tudo... mas na medida do possível, a gente tem tentado atender e eles tem reconhecido isso... Então qual minha preocupação... Eu levar o FABIANO de volta pro Rio e o FABIANO quebrasse essa, essa disciplina, quebrar essa forma de trabalhar...”

RAPHAEL MONTENEGRO - “A gente não tá aqui pra mudar o Comando Vermelho, Comando Vermelho é o Comando Vermelho, vocês tem lá seu estatuto, vocês tem as regras, e a gente respeita tudo isso, não quero que o FABIANO chegue lá ‘Pô FABIANO, tu vai ser o cara que vai voltar e mudar o Comando Vermelho, não me interessa.”

RAPHAEL MONTENEGRO - 01:36:00 – “Outra coisa, você voltando, a gente sabe que você vai ganhar lá um espacinho para você se levantar... Não porra FABIANO, papo de homem, pô tu não é um cara do tamanho que tu é no COMANDO que vai chegar lá e nego vai te jogar na B3 e tu fica aí quietinho e não vai falar nada, pô meu irmão... papo de homem (...) Porra Comissão eu não vou deixar ali, vou te puxar para B7, vai te dar ali um espacinho...”

RAPHAEL MONTENEGRO - “ Não é esperar problema seu no sistema, a gente sabe que você voltando nego vai te dar uma condição pra você se levantar, até pra você retomar a tua vida... você fala ‘pô, tô caído, tô sem grana, tô não sei o quê’, porra os cara tem consideração por você, nego vai te dá teu espaço, ah vai ser, faz quem quer... a gente não sabe, mas tu vai te teu espaço e aí como é que vai ser teu espaço, a gente vai ter problema na tua região? ”

RAPHAEL MONTENEGRO - 01:38:35 - “Se você voltar a gente vai te acompanhar, isso é papo de homem.... Ninguém vai nem te jogar no coletivo, pô o FABIANO tá no coletivo que se foda o FABIANO, cara a gente vai te acompanhar, tem inteligência, tem a porra toda(...) A gente vai saber a porra toda, a gente vai acabar sabendo, pode demorar mais, pode demorar menos, qual vai ser o espaço que você ganhou ali. Eu quero saber o seguinte, uma vez você voltando, você é um cara que necessariamente é comissão, pô, você foi presidente do VP (MÁRCIO DOS SANTOS NEPOMUCENO), você não vai voltar (...) Pô tá voltando, tu vai ser comissão, porra, a gente vai ter papo? Vai poder resolver as coisas?”

SANDRO FARIA ou WELLINGTON - “Lembrando sempre que o que sai da nossa boca não volta mais correto?”

SANDRO FARIA ou WELLINGTON - “Por isso que nós estamos aqui, porque os três aqui tem palavra.”

RAPHAEL X MARRETA

“RAPHAEL MONTENEGRO - “Eu sou secretário! ‘...Vou retomar ali meu espaço, Lixão e tal...’ E a gente vai conversando nesse papo reto, ninguém, ninguém, ninguém tá achando que se você voltar pro Rio de Janeiro, você vai ser um cara, um B2, não a gente sabe talvez vire um “B7”, talvez ganhe uma comissão, a gente sabe disso, então assim o que vocês fazem do muro pra fora, cara importa muito pouco pra gente, a nossa questão é a disciplina do muro pra dentro, eu preciso entender, se o LUIZ CLAUDIO voltar, eu vou ter problema no sistema? Entendeu? A questão é... a nossa conversa aqui é pra gente poder determinar qual é o risco de você voltar e ter problema operacional no Sistema.” (...)

RAPHAEL MONTENEGRO - 00:08:38 – “...A gente cobrou do CHARLES, pô CHARLES, tá tendo tá tendo problema com o crack aí na sua região, falou ‘pô o crack é minha boca mais rentável’ ...Então tá tendo um problema, vamos resolver? Não vou falar pra você parar, não vou te proibir de vender crack, eu nem posso fazer isso, se eu pudesse eu proibia (...) é o diálogo, é o diálogo... Então assim, aí o chefe falou, ‘vou diminuir essa parada’(...)

(...) RAPHAEL MONTENEGRO - 00:09:23 – “Aí cada um, cada um avalia do jeito ...(Ininteligível)..., se é vantagem, se é rentável, a gente está pronto pra guerra, a gente é o Estado, se o Estado não der conta, a gente vai pedir pro Federal, se o Federal não dar conta, a gente vai pedir pro exército, se o exército não dar conta, a gente vai pra ONU, se a ONU não der certo a gente vai pedir ajuda na lua! Então assim não tem isso cara, o Estado sempre é maior que a facção. Agora a questão é o seguinte, o que vocês querem? Vocês querem vender tua parada na boa, ter seu lucro e tocar a vida?! Assim, ninguém, ninguém, eu digo, ninguém no mundo consegue impedir isso, o mundo inteiro tem tráfico de droga, o mundo inteiro, agora, porque só no Rio, ou mais, mais expressivamente no Rio é essa merda?! Então assim, a evolução de vocês vai provocar nossa evolução, o Estado é sempre um Estado reativo, então assim, o papo é esse, agora o que a gente precisa entender é o seguinte pô, o cara voltando, ele vai ser um cara que vai cooperar pra essa mentalidade ou ele é um cara que, pô lá trás foi um cara de guerra, que gosta de guerra, quer cair dentro, quer tomar o morro de A de B e de C”.

RAPHAEL MONTENEGRO - “(...) Eu não vou falar para você que não vai entrar telefone, vai entrar! Agora, mas também tem o seguinte, eu vou tentar segurar esse telefone, e vou dar geral. Assim, a gente dá esse espaço pra, pra, pra facção, tipo assim, dá espaço pra todas facções, não especificadamente o COMANDO, a gente dá esse espaço pra facção, mas a gente não quer nada de vocês cara, não tem sacanagem, ninguém quer dinheiro, ninguém quer porra nenhuma de vocês. Agora, a gente quer cobrar, a gente quer, a gente quer sentar olhar, olho no olho, e poder cobrar. Você não tem nada também falar, porra não tá podendo me cobrar que aquela parada ali eu tirei um dinheiro por fora, que aí vai ser aquele papo que vocês já deram várias vezes, pô tu não tá podendo(...)”

RAPHAEL MONTENEGRO - 00:31:52 – “(...) A gente sabe disso (...) e a ideia, a ideia é a gente usar essa possibilidade de vocês voltarem exatamente para mostrar isso, não só entre nós mas pros caras lá fora, mostrar que assim o COMANDO não é mais aquele COMANDO da guerra, o COMANDO quer vender as parada dele e tá tudo certo, e ter o lucro dele, que é mais barato pra vocês não ter guerra, se vocês não precisarem de 400 fuzis, tiverem só 100, pra se defender, o lucro é maior pô(...)”

RAPHAEL X CLAUDINHO DA MINEIRA

“RAPHAEL MONTENEGRO - 00:38:13 - “Agora que a gente tá entrando na conversa ... é isso que eu quero. A gente veio aqui pra isso. Papo de homem... ninguém tá chegando aqui pra dizer pra você que quando você chegar no Rio a gente vai te botar um terno (ininteligível) não quero isso de você. Não cobro isso do ABELHA, não cobro isso do XARÁ, não cobro isso do MARCINHO, não cobro isso do WALLACE, não cobro isso do do, do, do MULETA... não cobro isso de ninguém... BENEMÁRIO... ISAIAS... CAVEIRINHA. A gente não cobra isso de ninguém. A vida de vocês lá fora é de vocês lá fora. Agora, eu tenho que ter a certeza do seguinte se eu trouxer o CLAUDIO pro Rio, no primeiro problema que eu tiver, eu vou falar: pô, o CLAUDIO não teve papo de homem comigo”

RAPHAEL MONTENEGRO - 00:51:58 – “O CHARLES quando ele voltou a gente conversou com ele, falou: porra, a situação do crack lá em Caxias tá demais. Não dá pra ser assim... ele falou: não. Pode ficar tranquilo que eu vou entrar nessa história.

RAPHAEL MONTENEGRO - “Ah, então ... você vai chegar ali, você vai ser o cara com hierarquia, o cara com uma história no COMANDO, o cara que foi feito pela COMISSÃO DOS 13 e não sei o quê... enfim, a gente acha que o senhor voltando, seu lugar vai ser... comissão do B7. Vai ser um daqueles caras com quem a gente tem esse diálogo o tempo todo, até pra sentir assim se tá bom, tá tranquilo a cadeia... tem algum excesso, tem alguma coisa que vocês querem pedir, que a gente possa avaliar... se vai dar ou não é outra história”

RAPHAEL MONTENEGRO - 00:54:44 – “(...) E esse diálogo é bom porque eu cobro de você e você cobra de mim (...)”

RAPHAEL MONTENEGRO - 01:03:20 –“(...) Vamos supor que o senhor volte para o Rio e vá de rua, onde é que o senhor cai cair? ”

CLAUDINHO DA MINEIRA - “(...) Há, eu tenho diversas comunidades para cair (...) Tem diversas comunidades, posso ir para o Complexo, posso ir para Rocinha... Comunidade que seja do COMANDO VERMELHO, eu vou, só não vou para outras comunidades...” RAPHAEL MONTENEGRO - “(...) Eu pergunto isso, porque vai ter alguém que vai virar e falar ‘não vou procurar sair dessa vida’, e cara, a gente sabe que no seu patamar, o nível de compromisso que você tem com a facção, você não vai sair de um dia para o outro...”

RAPHAEL MONTENEGRO - 01:04:31 – “... A gente sabe que o COMANDO já tem um braço ali na FAMÍLIA DO NORTE, a gente sabe disso, tá tudo certo, eu não to falando dali para fora (...)” RAPHAEL MONTENEGRO - 01:05:02 – “(...) A gente já conversou com colegas, com irmão seus, e falaram ó, estado tal é fulano, estado tal é de ciclano, Peru... Tem braços no Peru, no Paraguai, eles falam, assim, eles falam e não sai da nossa relação, eu não vou pegar e ‘Ó Polícia, tá aqui ó’... Da mesma forma que eu te cobro ser sujeito homem, ter o papo reto, eu aceito que você me cobre isso, que eu tenha papo reto... E o dia, o dia que eu quebrar isso, quando eu entrar na cadeia, você virar para mim e falar ‘tu não tá podendo’, eu vou aceitar...”

Tópicos relacionados