O Jornal da Band embarcou numa viagem em que paisagens belíssimas moldam o percurso. As comidas são excelentes. Os vinhos, maravilhosas. O destino fica em Portugal, onde os brasileiros passaram a visitar com mais frequência. O nosso guia na pequena e charmosa cidade de Évora foi o repórter Giba Smaniotto.
O número de turistas brasileiros em Portugal cresceu mais de 50% no primeiro semestre de 2023. O total de passageiros do Brasil para Lisboa passou de 1 milhão. O país foi eleito, pelo segundo ano seguido, o melhor destino turístico da Europa pelo ranking World Travel Awards.
Portugal tem destinos de acesso fácil e atrações para todos os gostos, a exemplo da cidade milenar de Évora, considerada Patrimônio da Humanidade. A região testemunhou batalhas e invasões na Península Ibérica.
Em Évora, o passado se faz presente desde a pré-história. São inúmeros os sítios arqueológicos no entorno da cidade. Na parte central, além das muralhas, obras monumentais registram a ocupação romana dos primeiros séculos depois de Cristo.
Capela dos Ossos
Algumas construções resistiram ao longo domínio árabe. Outras são marcos da reconquista católica. A Igreja de São Francisco, por exemplo, abriga a Capela dos Ossos, um cartão postal que assusta e encanta os visitantes.
Quem tem coragem, encontra um cenário macabro, construído no século XVII por monges franciscanos. O espaço para refletir sobre a efemeridade da vida teve paredes e colunas revestidas com cerca de 5 mil ossos retirados de cemitérios e conventos da região.
Gastronomia e vinhos
A culinária alentejana é uma história à parte que também reflete as ocupações na região. O comum em Évora é mesa farta, de vários pratos com protagonismo para o porco. Locais misturam o moderno com o clássico, tanto na comida quanto no vinho.
O vinho trazido pelos romanos guarda a essência do Alentejo, o que o torna um grande atrativo turístico. De todo o mundo, milhares de pessoas visitam a região para conhecerem a produção da bebida.
Nossa equipe visitou a maior exportadora de vinhos europeus para o Brasil em valores. Somente em 2022, as transações foram cerca de R$ 25 milhões. A adega é a principal fonte de renda da Fundação Eugênio de Almeida, que ajuda financiar ações educativas, sociais e culturais em Évora, inclusive a preservação de lugares históricos, como o palácio onde foi lançada uma edição comemorativa de vinhos.
“Évora é uma cidade patrimônio da Unesco, uma cidade histórica, uma das mais antigas de Portugal. Tem a segunda universidade mais antiga de Portugal, uma gastronomia do melhor que eu conheço, portanto, é uma visita imperdível”, explicou João Teixeira, diretor comercial da Fundação Eugênio de Almeida.
Mais produções sobre Portugal
Além de Évora, Portugal tem outros pontos turísticos incríveis para se visitar. O Jornal da Band já mostrou muito da história do país ibérico que tem laços íntimos com o Brasil. Falamos dos 100 anos de José Saramago, mostramos o museu realista que retrata o terremoto que destruiu Lisboa, em 1755, a produção de azeite que virou rota turística do Alentejo. Veja abaixo!