Jornal da Band

Cidade milenar de Portugal encanta com gastronomia, vinhos e até capela de ossos

Portugal tem destinos de acesso fácil e atrações para todos os gostos, a exemplo da cidade milenar de Évora, marcada por rica gastronomia, vinhos e arquitetura

Da redação

O Jornal da Band embarcou numa viagem em que paisagens belíssimas moldam o percurso. As comidas são excelentes. Os vinhos, maravilhosas. O destino fica em Portugal, onde os brasileiros passaram a visitar com mais frequência. O nosso guia na pequena e charmosa cidade de Évora foi o repórter Giba Smaniotto.

O número de turistas brasileiros em Portugal cresceu mais de 50% no primeiro semestre de 2023. O total de passageiros do Brasil para Lisboa passou de 1 milhão. O país foi eleito, pelo segundo ano seguido, o melhor destino turístico da Europa pelo ranking World Travel Awards.

Portugal tem destinos de acesso fácil e atrações para todos os gostos, a exemplo da cidade milenar de Évora, considerada Patrimônio da Humanidade. A região testemunhou batalhas e invasões na Península Ibérica.

Em Évora, o passado se faz presente desde a pré-história. São inúmeros os sítios arqueológicos no entorno da cidade. Na parte central, além das muralhas, obras monumentais registram a ocupação romana dos primeiros séculos depois de Cristo.

Capela dos Ossos

Algumas construções resistiram ao longo domínio árabe. Outras são marcos da reconquista católica. A Igreja de São Francisco, por exemplo, abriga a Capela dos Ossos, um cartão postal que assusta e encanta os visitantes.

Quem tem coragem, encontra um cenário macabro, construído no século XVII por monges franciscanos. O espaço para refletir sobre a efemeridade da vida teve paredes e colunas revestidas com cerca de 5 mil ossos retirados de cemitérios e conventos da região.

Gastronomia e vinhos

A culinária alentejana é uma história à parte que também reflete as ocupações na região. O comum em Évora é mesa farta, de vários pratos com protagonismo para o porco. Locais misturam o moderno com o clássico, tanto na comida quanto no vinho.

O vinho trazido pelos romanos guarda a essência do Alentejo, o que o torna um grande atrativo turístico. De todo o mundo, milhares de pessoas visitam a região para conhecerem a produção da bebida.

Nossa equipe visitou a maior exportadora de vinhos europeus para o Brasil em valores. Somente em 2022, as transações foram cerca de R$ 25 milhões. A adega é a principal fonte de renda da Fundação Eugênio de Almeida, que ajuda financiar ações educativas, sociais e culturais em Évora, inclusive a preservação de lugares históricos, como o palácio onde foi lançada uma edição comemorativa de vinhos.

“Évora é uma cidade patrimônio da Unesco, uma cidade histórica, uma das mais antigas de Portugal. Tem a segunda universidade mais antiga de Portugal, uma gastronomia do melhor que eu conheço, portanto, é uma visita imperdível”, explicou João Teixeira, diretor comercial da Fundação Eugênio de Almeida.

Mais produções sobre Portugal

Além de Évora, Portugal tem outros pontos turísticos incríveis para se visitar. O Jornal da Band já mostrou muito da história do país ibérico que tem laços íntimos com o Brasil. Falamos dos 100 anos de José Saramago, mostramos o museu realista que retrata o terremoto que destruiu Lisboa, em 1755, a produção de azeite que virou rota turística do Alentejo. Veja abaixo!

Produção de azeite vira atração turística em Portugal

Jornal da Band desbrava Portugal pelas histórias de José Saramago

Museu português faz turista sentir terremoto que destruiu Lisboa em 1755

Sabores e paisagens de Portugal degustados por crítico gastronômico

Tópicos relacionados