Os testes da vacina brasileira Butanvac começaram a ser feitos nesta sexta-feira, 9, em voluntários, no interior de São Paulo. O Instituto Butantan já tem dez milhões de doses prontas para serem aplicadas, assim que o uso for autorizado pela Anvisa.
Os voluntários foram selecionados para os testes pela internet. Para participar da última fase de pesquisa da vacina, 418 maiores de idade, saudáveis, e que ainda não receberam imunizante algum foram selecionados.
A primeira fase do teste pretende avaliar a segurança do imunizante, analisando os efeitos colaterais, e a quantidade ideal pra dose a ser aplicada. Com o avanço das pesquisas clínicas, o estudo tem previsão de durar quatro meses.
A expectativa dos profissionais envolvidos no estudo é que a Butanvac apresente ao menos a eficácia mínima, de 50%, o que vem acontecendo com os outros imunizantes que já estão no mercado, seguindo exigência da Organização Mundial da Saúde.
Derivada da proteína S, com insumos brasileiros, a Butanvac se mostrou uma alternativa contra Covid-19 com um custo mais baixo. A produção no Butantan está avançada, com mais de dez milhões de doses prontas.