O Conselho Federal de Medicina anunciou nesta quarta-feira (13) as novas regras para a publicidade médica na internet. Entre os principais pontos, está a permissão de publicações na internet com imagens do resultado de procedimentos, que antes estava proibido por “incentivar falsa promessa de resultados”.
Agora, o médico pode fazer a publicação, desde que seja educativa, sem manipulação e explicar os riscos. Os médicos também poderão divulgar os valores cobrados. “Isso já está acontecendo e a gente não consegue conter. o que a gente fez foi disciplinar”, disse o vice-presidente do CFM, Emmanuel Cavalcanti.
As novas regras entram em vigor em março, com o objetivo é modernizar a lei e garantir melhores práticas. As mudanças, no entanto, contradizem os próprios pacientes, que, seduzidos pelas imagens e preços, ignoram riscos e buscam resultados.
Em junho, a Band mostrou em uma reportagem especial do Jornal da Band que médicos, além de se valerem de intermediadores, vendiam cirurgias à distância, antes da avaliação presencial. As duas práticas seguem proibidas pelo CFM.
“Nós continuamos considerando fora dos critérios que a gente estabeleceu na resolução a apresentação pura e simples do antes e depois, como sensacionalismo a autopromoção. Dentro das regras que nós estabelecemos, nós construímos o aspecto educativo para publicação das imagens", pontua o vice-presidente.
Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões.