Jornal da Band

Covid-19: Brasil falha em aeroportos e tem primeiros casos de cepa indiana

Brasileiro que chegou ao RJ é monitorado; MA confirmou casos na última semana

Da Redação, com Jornal da Band

Sem ter tido qualquer controle para impedir a entrada de passageiros que vinham da Índia com sintomas de Covid-19, autoridades sanitárias do Brasil agora confirmaram que um morador do Rio de Janeiro veio do país asiático e está com a doença. As informações são do Jornal da Band.

O homem, que não teve a identidade revelada, está isolado em um hotel do Rio reservado para pacientes com o novo coronavírus e profissionais de saúde. Só nas próximas semanas, deve sair o resultado que dirá se ele tem, de fato, a variante indiana. 

O homem, que é brasileiro e tem entre 30 e 40 anos, não tinha se vacinado. Ele passou dois meses na Índia a trabalho e chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos no sábado (22).

Lá, fez o teste RT-PCR exigido pela empresa para a qual trabalha, mas seguiu de avião para o Rio antes mesmo de receber o resultado. O homem tem bom estado de saúde e apresenta sintomas parecidos com os da gripe. Ele ainda foi de carro até a cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde vive, antes de voltar ao Rio.

Passageiros que voaram com o homem estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde e devem ser testados.

Na última semana, o Maranhão confirmou os primeiros casos da variante indiana no Brasil. Pará e Ceará também investigam casos suspeitos.

“Apesar de ela não ser mais grave, é mais transmissível”, analisou o infectologista Munir Ayub.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que o homem tinha apresentado teste negativo para a Covid-19 na hora do embarque. O exame é exigido desde o início do ano para quem entra no Brasil.