Jornal da Band

Covid-19 pode ser responsável por surto de hepatite em crianças

Segundo os especialistas, a inflamação no fígado é misteriosa porque não tem ligação com nenhum tipo de hepatite já existente

Por Sonia Blota

Médicos e cientistas estão investigando se o surto de uma hepatite que atingiu mais de 340 crianças em 20 países pode ser uma sequela da covid.

Segundo os especialistas, a inflamação no fígado é misteriosa porque não tem ligação com nenhum tipo de hepatite já existente.

Até agora, a causa é desconhecida, mas um novo estudo publicado na revista The Lancet aponta a possibilidade de uma relação com a covid-19.

A primeira hipótese dos cientistas é que a hepatite tivesse conexão com um adenovírus – responsável pelos resfriados mais comuns.

Mas agora as pesquisas indicam que o sars-covid pode ter um efeito prolongado no organismo das crianças e em conjunto com o adenovírus causar inflamação no fígado.

Os principais sintomas destes casos recentes são febre, pelo amarelada, convulsões, enjoo, dores no corpo e coceira em diferentes pontos da pele.

Qualquer relação com a vacina foi descartada, já que a maioria dos casos são em crianças com menos de cinco anos, público que ainda não foi imunizado.

Tópicos relacionados